Outubro, 2024 - A segurança de medicamentos é um tema que gera muitas dúvidas. Portanto, para proteger a saúde e assegurar um tratamento adequado, é importante entender o que é mito e o que é verdade. Para esclarecer algumas das dúvidas que podem surgir sobre a segurança dos medicamentos, as especialistas da Novo Nordisk Renata Castioni, analista de farmacovigilância, e Simone Rocha, coordenadora de qualidade, comentam, a seguir, alguns dos principais pontos sobre a segurança de medicamentos.

Comprar medicamentos em qualquer lugar é seguro.
MITO!

Simone Rocha: “medicamentos devem ser comprados apenas em farmácias e drogarias licenciadas. Aqueles adquiridos em redes sociais ou de vendedores informais podem ser falsificados, colocando a saúde em risco. Esses produtos podem conter componentes impróprios ou estarem contaminados, comprometendo a segurança do medicamento.

Um medicamento pode ser usado se a embalagem estiver violada.
MITO!

Renata Castioni: “uma embalagem violada ou adulterada pode indicar problemas de armazenamento ou até manipulação inadequada, afetando a eficácia e segurança do medicamento. Se perceber que a embalagem está danificada, procure orientação antes de usá-lo para ter certeza de que o produto é seguro.”

O processo de pesquisa e desenvolvimento influencia na segurança dos medicamentos.
VERDADE!

Renata Castioni: “antes de serem aprovados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), os medicamentos passam por um processo rigoroso de pesquisa clínica, que é projetado para assegurar a eficácia e a segurança no tratamento. Além disso, após o lançamento, a farmacovigilância continua monitorando o uso do produto, garantindo a segurança dos medicamentos no longo prazo.”

Os medicamentos podem ser armazenados em qualquer lugar da casa.
MITO!

Simone Rocha: “o armazenamento adequado de medicamentos é indispensável para que eles mantenham sua eficácia. Fatores como calor, umidade e luz podem comprometer o produto e colocar a saúde em risco. Sempre é necessário seguir as instruções da bula e armazená-los corretamente.”

Não há riscos na automedicação.
MITO!

Simone Rocha: “a automedicação pode ser muito perigosa para a saúde. Cada tratamento é único, e só um médico pode indicar o medicamento certo para cada situação.”

Na Novo Nordisk, a segurança do paciente é levada à sério em cada etapa. Desde a pesquisa e o desenvolvimento até o uso final, cada detalhe é planejado para garantir um tratamento seguro e eficaz para o paciente.

Leia mais sobre o tema em “Remédios são seguros? Entenda como se garante a segurança e eficácia dos medicamentos”.

BR24NNG00348