MSL é a sigla para Medical Science Liaison, uma profissão realizada por médicos, extremamente importante dentro da indústria farmacêutica. Em português, muitas vezes essa função é chamada de Gerente Médico Científico.

Conforme explica Marcela Caselatto, Diretora Médica na Novo Nordisk Brasil, “MSL é um profissional da área de saúde que trabalha como um elo entre a indústria farmacêutica e a comunidade médica”. Ela também conta que é um trabalho de grande impacto positivo para a sociedade como um todo, pois esses profissionais colaboram para que os novos medicamentos cheguem ao mercado da melhor forma possível para beneficiar quem mais precisa: os pacientes.

O papel desse profissional é vasto, mas um dos mais importantes é compartilhar com médicos, de diversas especialidades, informações científicas sempre muito atualizadas e com a devida profundidade. Dessa forma, com informações acadêmicas detalhadas, os profissionais de MSL apoiam médicos para que eles possam tomar as melhores decisões de tratamentos, assim como abordagens terapêuticas mais efetivas para cada perfil de paciente, sempre baseadas em evidências.

Outra atividade fundamental desse profissional é trazer, para dentro da empresa, o olhar da comunidade médica e suas interpretações sobre os dados científicos, assim como sugestões e críticas que são sempre muito valiosas. Isso ajuda as empresas a moldarem suas estratégias, desde a pesquisa clínica até a comercialização.

Mariana Torquato, médica MSL da Novo Nordisk em obesidade e diabetes, entrou em contato com a profissão inesperadamente, quando uma headhunter ligou perguntando se ela tinha interesse em atuar nessa posição. Na época, ela não sabia exatamente o que significava ser uma MSL, e foi por meio de pesquisas que descobriu a profissão e se surpreendeu positivamente. Segundo ela conta, “ao descobrir o que era MSL, eu também descobri novas opções de carreira.”

Hoje, muito feliz e empolgada com esse novo rumo profissional, ela compartilha uma dica pessoal com os colegas da classe médica: “pense na medicina como algo não necessariamente linear. Nós, médicos, temos várias possibilidades e podemos nos aventurar dentro delas.”

Quer saber como é trabalhar na Novo Nordisk? Clique aqui e confira.