São Paulo, 16 de novembro de 2023 – A Novo Nordisk anunciou no último dia 10 de novembro planos para investir mais de 42 bilhões de coroas dinamarquesas a partir de 2023[i] na expansão das instalações de produção existentes em Kalundborg, na Dinamarca, para o portfólio atual e futuro de produtos no âmbito de doenças crónicas graves.
O investimento ocorre no momento em que a Novo Nordisk comemora o 100º aniversário da sua fundação na Dinamarca, onde mais de 23 mil funcionários trabalham hoje, sendo, a maioria, em locais de produção.
O investimento criará capacidade adicional em toda a cadeia de valor global, desde a produção de ingredientes farmacêuticos ativos (API, na sigla em inglês) até as embalagens. A nova instalação será projetada no formato multiprodutos, com flexibilidade para acomodar processos atuais e futuros. O investimento, que inclui produtos GLP-1, aumentará a capacidade da Novo Nordisk de atender às futuras demandas do mercado.
“O investimento significativo anunciado hoje confirma a importância de utilizar as nossas instalações existentes, incluindo a Dinamarca, para expandir o mais rápido possível, utilizando toda a infraestrutura, conhecimento e competências que já temos,” disse Henrik Wulff, vicepresidente executivo de fornecimento de produtos, qualidade e TI da Novo Nordisk. “Nosso investimento contínuo em capacidade global demonstra a crença que temos em nosso portfólio de produtos atual e futuro e sua relevância para pessoas que vivem com doenças crônicas graves”.
A nova instalação API terá uma área de 170.000 m2 com flexibilidade para acomodar processos futuros e exibir tecnologia e ambiente de trabalho de última geração, pensando em multiprodutos. Sendo uma instalação preparada para o futuro e com boa relação custo-benefício, a construção se concentrará em fornecer a mais alta qualidade aos pacientes em todo o mundo, de forma eficiente e ambientalmente sustentável[ii].
Os projetos de construção serão finalizados gradualmente entre o final de 2025 e 2029. A expectativa é de que sejam criados 800[iii] novos empregos nas instalações quando a obra estiver concluída e as instalações estiverem totalmente equipadas. Durante a fase de edificação, serão empregados até três mil funcionários externos.
Nos últimos dois anos, a Novo Nordisk anunciou 40 bilhões de coroas dinamarquesas em investimentos de produção na Dinamarca. A companhia também adicionou aproximadamente 1.100 funcionários na produção relacionada a esses investimentos. No início deste ano, a Novo Nordisk confirmou que aguarda aprovações para uma nova unidade de produção em Funen, na Dinamarca.
Sobre a fabricação da Novo Nordisk em Kalundborg
As
instalações de produção da Novo Nordisk em Kalundborg foram
estabelecidas em 1969. Hoje, cobrem uma área de 1.600.000 m2 e contam
com cerca de 4.400 funcionários. Em Kalundborg, a Novo Nordisk fabrica
produtos para o tratamento de obesidade e diabetes, bem como diversos
produtos biofarmacêuticos. Desde a virada do milênio até 2020, a
companhia investiu mais de 18 bilhões de coroas dinamarquesas nas
instalações de produção em Kalundborg. Em 2021-22, a Novo Nordisk
anunciou investimentos adicionais de 18 mil mmililhões de coroas
dinamarquesas, construindo quatro novas instalações de produção e
reconstruindo três instalações existentes.
Sobre a Novo Nordisk
Novo Nordisk é uma empresa líder global em saúde, fundada em
1923 e com sede na Dinamarca. Nosso propósito é impulsionar mudanças
para derrotar doenças crônicas graves, inspirados pela nossa
história centenária relacionada ao diabetes. Fazemos isso sendo
pioneiros em descobertas científicas, expandindo acesso aos nossos
medicamentos e trabalhando para prevenir e, até mesmo, curar
doenças. A Novo Nordisk emprega cerca de 57.100 pessoas em 80 países
e comercializa seus produtos em cerca de 170 nações. No Brasil desde
1990, a empresa conta atualmente com 2.000 funcionários. Está
presente em três estados, com um escritório administrativo em São
Paulo (SP), um centro de distribuição em São José dos Pinhais (PR) e
um site produtivo em Montes Claros (MG), reconhecido como a maior
fábrica de insulinas do Brasil e América Latina. Para mais
informações, siga nossos perfis oficiais nas redes sociais Instagram, Facebook, LinkedIn e YouTube. Visite novonordisk.com para ver fotos e
b-roll que apoiam este comunicado de imprensa.
[i] Uma parte deste investimento está incluída nas despesas de capital de 25 bilhões de coroas dinamarquesas anunciadas em conexão com os resultados anuais da Novo Nordisk em fevereiro de 2023. O montante adicional será investido ao longo dos próximos seis anos.
[ii] Cálculos internos mostram que quando em operação, a futura instalação reduzirá o consumo de água em aproximadamente 40% e o consumo de energia em aproximadamente 50% em comparação com processos API semelhantes em outras instalações.
[iii] 700 empregos nas novas instalações de API e 100 empregos nas novas instalações de embalagens.
Contato para mais informações
Imprensa
Arlete Michelacci
11 98824-7128
arlete.michelacci@approach.com.br
Eduardo Ribeiro
11 97042-7953
eduardo.ribeiro@approach.com.br
Kaynara Lima
11 95455-7833
kaynara.lima@approach.com.br
Beatriz Cunha
11 95451-5554
beatriz.cunha@approach.com.br
Ricardo Castellani
11 97558-5936
rfca@novonordisk.com