São Paulo, 29 de novembro de 2023 – A Novo Nordisk, marca líder global em cuidados com a saúde e inovação farmacêutica, firmou uma parceria com a Lupa, uma das principais referências em checagem de fatos e combate à desinformação s no Brasil, com o intuito de combater a crescente onda de conteúdos falsos envolvendo assuntos relacionados à obesidade e diabetes, especialmente nas redes sociais.
De acordo com levantamento realizado pela revista VEJA em 2018, emagrecimento, câncer e diabetes são os temas mais frequentes em notícias falsas sobre saúde no Brasil. Em outro estudo¹ realizado pela Poynter Institute, quatro em cada dez brasileiros são impactados por pelo menos uma fake news por dia. Além disso, notícias dessa natureza têm 70% mais chances de serem compartilhadas do que as verdadeiras, o que enfatiza a relevância do projeto entre as duas empresas.
Para Simone Tcherniakovsky, diretora sênior de assuntos corporativos e sustentabilidade da Novo Nordisk, “a desinformação traz riscos em qualquer setor, mas, na área da saúde, o perigo é ainda maior. As fakes News têm um imenso poder de desestimular o paciente a continuar um tratamento, ou, ainda, buscar opções que podem levá-lo a ter graves consequências para sua saúde e segurança. O nosso objetivo é justamente disponibilizar informações confiáveis para aumentar a conscientização sobre doenças crônicas, como o diabetes e a obesidade, que, além de bastante prevalentes na população brasileira, crescem em ritmo alarmante no mundo inteiro. A iniciativa reflete o compromisso da Novo Nordisk e também da Lupa nessa missão de difundir conteúdos que tenham curadoria especializada para a sociedade”, explica.
O projeto vai ao ar no próximo dia 29 e contará com 8 reportagens, publicadas uma vez por semana, que estarão disponíveis na landing page da Agência Lupa. "As redes sociais já são fundamentais no nosso dia a dia e nos permitem consumir muito conteúdo sobre qualquer assunto, mas é também através delas que somos expostos a uma quantidade enorme de informações inverídicas, infundadas ou sem confirmação. Expandir o acesso a conteúdo de qualidade, desenvolvido por profissionais que realmente entendem do tema e podem explicá-lo de maneira adequada é um pilar da atuação da Lupa. Em saúde, uma fake news pode, de fato, custar a vida das pessoas, por isso é tão importante não apenas combater esse tipo de conteúdo, mas também garantir o acesso à informação correta e de qualidade ", enfatiza Natália Leal, CEO da Lupa.
1923-2023: 100 anos de combate às doenças crônicas graves
O lançamento da parceria encerra uma série de ações realizadas
ao longo do ano em celebração ao centenário da Novo Nordisk. Entre as
iniciativas, destaque para a exposição "100 anos Novo Nordisk:
impulsionando mudanças por gerações", que combinou
interação física e virtual para mostrar o legado e a história da
companhia; Touro Parade, exposta na Avenida Paulista, com
cinco esculturas do touro Ápis, símbolo da Novo Nordisk desde sua
fundação, estilizadas por artistas brasileiros contemporâneos; 100
anos em 100 dias, portal que, durante 100 dias, tem
disponibilizado dicas de saúde e curiosidades sobre a história da
empresa, diariamente até dezembro.
Sobre a Novo Nordisk
Novo Nordisk é uma
empresa líder global em saúde, fundada em 1923 e com sede na
Dinamarca. Nosso propósito é impulsionar mudanças para derrotar
doenças crônicas graves, inspirados pela nossa história
centenária relacionada ao diabetes. Fazemos isso sendo pioneiros
em descobertas científicas, expandindo acesso aos nossos
medicamentos e trabalhando para prevenir e, até mesmo, curar
doenças. A Novo Nordisk emprega cerca de 57.100 pessoas em 80
países e comercializa seus produtos em cerca de 170 nações. No
Brasil desde 1990, a empresa conta atualmente com 2.000
funcionários. Está presente em três estados, com um escritório
administrativo em São Paulo (SP), um centro de distribuição em São
José dos Pinhais (PR) e um site produtivo em Montes Claros (MG),
reconhecido como a maior fábrica de insulinas do Brasil e América
Latina. Para mais informações, visite www.novonordisk.com.br e
siga nossos perfis oficiais nas redes sociais Instagram, Facebook, LinkedIn e YouTube.
Contato para mais informações
Imprensa
Arlete Michelacci
11 98824-7128
arlete.michelacci@approach.com.br
Eduardo Ribeiro
11 97042-7953
eduardo.ribeiro@approach.com.br
Kaynara Lima
11 95455-7833
kaynara.lima@approach.com.br
Beatriz Cunha
11 95451-5554
beatriz.cunha@approach.com.br
Ricardo Castellani
11 97558-5936
rfca@novonordisk.com
Ellen Pacheco
11 93762-7233
enps@novonordisk.com
Referências
1. A Global Study on Information
Literacy. Disponível em: https://www.poynter.org/wpcontent/uploads/2022/08/A-Global-Study-on-Information-Literacy-1.pdf.
Acessado em 24.11.2023.