A manipulação da semaglutida biológica, dos medicamentos da Novo Nordisk Wegovy®, Ozempic® e Rybelsus®, e a manipulação de semaglutida sintética estão proibidas no Brasil¹. Fique atento e evite riscos à saúde!
Apenas insumos biotecnológicos de fabricantes que tiveram seu processo validado no registro do medicamento podem ser importados para manipulação, segundo as regras da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Atualmente, somente a Novo Nordisk utiliza semaglutida biotecnológica em seus medicamentos, e não fornece nem vende o princípio ativo para farmácias de manipulação ou a outros fabricantes.
O processo de fabricação da Novo Nordisk para seus medicamentos com semaglutida biotecnológica é exclusivo e patenteado. Usa células vivas como “fábricas naturais” para construir a molécula de forma precisa, segura e de forma bem semelhante ao hormônio humano. Além disso, esse controle de qualidade rigoroso se estende por toda a cadeia, incluindo transporte e armazenamento em condições específicas de temperatura, por exemplo, assegurando a potência e a segurança do tratamento.
A restrição da Anvisa reforça a complexidade e os altíssimos padrões exigidos para a produção da semaglutida biotecnológica. É esse processo que garante a segurança e a eficácia que apenas produtos registrados e com procedência controlada, como os da Novo Nordisk, podem oferecer aos pacientes.
Para a semaglutida de origem sintética, a Anvisa determinou que a manipulação só é permitida caso exista um medicamento registrado no país que utilize essa molécula sintética. Atualmente, nenhum medicamento à base de semaglutida sintética está registrado no Brasil.
Dessa forma, qualquer manipulação da semaglutida, independentemente da origem (biotecnológica e sintética), está irregular e ilegal no Brasil, por não possuir respaldo técnico ou sanitário.
Para evitar riscos à população, estamos monitorando de perto os casos de comercialização irregular de semaglutida manipulada em todo o mundo. Continuaremos a denunciar a disseminação de informações falsas e enganosas sobre semaglutida, incluindo promessas de medicamentos “personalizados”.
Nosso objetivo é proteger os pacientes.
Canais de informações para o caso de dúvidas sobre os produtos da Novo Nordisk:
www.novonordisk.com.br
sac.br@novonordisk.com
0800 014 44 88, de segunda à sexta, das 8h às 17h
Contra medicamentos irregulares e pelo tratamento seguro.
Saiba mais
Nem todo produto manipulado é irregular. No Brasil, a manipulação é regulamentada pela Anvisa e farmacêuticas podem produzir legalmente medicamentos personalizados e sob demandas individuais e específicas, conforme prescrição de profissional habilitado.
São produtos preparados por farmácias de manipulação, geralmente sob prescrição médica, que alegam ser cópias dos medicamentos da Novo Nordisk, como OzempicⓇ, RybelsusⓇ e WegovyⓇ, para atender a diversas finalidades, frequentemente relacionadas ao emagrecimento.
Nem online, nem presencialmente. As formulações manipuladas que afirmam conter semaglutida, como as falsas versões genéricas de medicamentos da Novo Nordisk, como Ozempic®, Rybelsus® e Wegovy®, são vendidas indiscriminadamente. Apenas semaglutida da Novo Nordisk tem certificado de boas-práticas de fabricação aprovado pela Anvisa.
Não. A Novo Nordisk não fornece, não vende e não autoriza o fornecimento da semaglutida para farmácias de manipulação ou qualquer outro fabricante em nenhum lugar do mundo. No Brasil, a Novo Nordisk é a única empresa com aprovação da Anvisa de segurança, eficácia e qualidade para comercializar esse princípio ativo.
As formulações manipuladas não são submetidos pelos rigorosos testes de eficácia, segurança e qualidade exigidos para produtos industrializados. Isso cria um risco significativo à saúde, podendo resultar em:
Dosagens imprecisas (seja em excesso ou em falta).
Ineficácia do tratamento.
Contaminação por impurezas.
Reações adversas imprevisíveis.
Riscos graves à saúde.
A Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) e a Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (ABESO) já se posicionaram sobre os riscos de medicamentos alternativos e manipulados que dizem ter semaglutida. As entidades reforçam a questão duvidosa de segurança, eficácia e qualidade.
Não. O princípio ativo semaglutida original não é disponibilizado em formatos como injeções em frascos multidose (fora dos sistemas de aplicação preenchidos originais, como as canetas de OzempicⓇ e WegovyⓇ), cápsulas orais (a não ser o Rybelsus®), pellets absorvíveis, fitas, chips ou implantes.
Atualmente, os medicamentos da Novo Nordisk que contêm semaglutida e aprovados pela Anvisa são:
Ozempic®: Semaglutida injetável (0,25 mg, 0,5 mg e 1 mg) em sistema de aplicação preenchido, multidose e descartável. Indicado para o tratamento de adultos com diabetes tipo 2 insuficientemente controlado.
Rybelsus®: Semaglutida oral em comprimidos (3 mg, 7 mg e 14 mg). Indicado para o tratamento de adultos com diabetes mellitus tipo 2 inadequadamente controlado.
Wegovy®: Semaglutida injetável (0,25 mg, 0,5 mg, 1 mg, 1,7 mg e 2,4 mg) em sistema de aplicação preenchido, multidose e descartável. Indicado para adultos e adolescentes acima de 12 anos com obesidade ou sobrepeso com pelo menos uma comorbidade relacionada ao peso.
1. Imprensa Nacional. Despacho nº 97, de 22 de agosto de 2025. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/despacho-n-97-de-22-de-agosto-de-2025-650500119. Acesso em: 25/08/25.