Abril, 2024
Como fornecedora responsável e sempre preocupada com a saúde e
segurança de seus pacientes, a Novo Nordisk comunica a normalização
no abastecimento de NovoRapid® FlexPen® X 1 caneta no mercado
brasileiro desde 1o de abril de 2024.
A Novo Nordisk ressalta que dada a complexidade envolvida na cadeia de distribuição de medicamentos a nível nacional é esperado que o estoque do produto no mercado se restabeleça de forma gradual e não de imediato, uma vez que a disponibilização do medicamento compreende etapas que não podem ser aceleradas.
Mais informações, como pontos de venda e distribuidores com
disponibilidade NovoRapid®, podem ser obtidas com o SAC da Novo
Nordisk pelo telefone 0800 014 44 88 ou pelo email sac.br@novonordisk.com.
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Como fornecedora responsável e sempre preocupada com a saúde e segurança de seus pacientes, a Novo Nordisk comunica que, a partir de abril de 2024, Norditropin® FlexPro® estará novamente disponível no mercado brasileiro. Este retorno acontece ainda dentro de um cenário global de escassez do produto, com uma produção menor do que a prevista, por conta de intercorrências na implementação e operação de uma nova linha de envase na Dinamarca, de onde o produto é importado, não sendo resultado de questões de qualidade ou regulatórias.
Enquanto as apresentações de 10mg e 15mg terão o abastecimento restabelecido, a apresentação de Norditropin® FlexPro® de 5mg terá disponibilidade intermitente durante o ano.
Para garantir o acesso do medicamento aos pacientes que já o utilizavam, a Novo Nordisk não abrirá, temporariamente, novos cadastros em seu Programa de Suporte ao Paciente NovoDia para o produto – apenas os pacientes já anteriormente cadastrados no Programa NovoDia terão acesso aos benefícios do Programa. Pacientes novos ou sem cadastro prévio no Programa NovoDia poderão adquirir Norditropin FlexPro fora do Programa, sem acesso aos benefícios oferecidos dentro do NovoDia. Além disso, todos os pacientes de Norditropin® FlexPro® cadastrados no Programa NovoDia terão um limite de compra de 7 (sete) caixas do medicamento, por apresentação, por mês, vinculado ao CPF de cadastro do paciente.
A Novo Nordisk reforça que buscou a melhor alternativa possível para viabilizar o retorno do medicamento ao mercado. Esta é uma situação que levamos muito a sério e estamos trabalhando intensamente para resolvê-la o quanto antes.
A Novo Nordisk ressalta que dada a complexidade envolvida na cadeia de distribuição de medicamentos a nível nacional é esperado que o estoque do produto no mercado se restabeleça de forma gradual e não de imediato, uma vez que a disponibilização do medicamento compreende etapas que não podem ser aceleradas.
Reforçamos que todas as decisões da Novo Nordisk são tomadas com
base na programação de produção que recebemos das fábricas e colocam o
paciente em primeiro lugar, visando dar continuidade ao tratamento.
Mais informações podem ser obtidas com o SAC da Novo Nordisk pelo
telefone 0800 014 44 88 ou pelo e-mail sac.br@novonordisk.com
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Março, 2024
A Novo Nordisk, empresa líder global em
saúde, diante do compromisso contínuo em garantir segurança e alta
qualidade no tratamento a seus pacientes, informa que atualizou o tipo
de agulha fornecida para aplicação do medicamento Ozempic® . Seguindo
as normas regulatórias brasileiras, informamos à ANVISA que as agulhas
Novofine® Plus disponibilizadas na embalagem de Ozempic® seriam
substituídas por agulhas Novofine® . As primeiras caixas do produto
que já apresentam essa mudança chegaram ao Brasil em janeiro de 2024.
É importante ressaltar que o cartucho, rótulo e caneta de Ozempic® não sofreram alterações, assim como sua prescrição.
A diferença entre os dois modelos se restringe apenas ao formato da agulha e da tampa, sem qualquer impacto na administração do medicamento ou no tratamento para o paciente. A Novo Nordisk recomenda aos profissionais de saúde e aos pacientes que leiam atentamente as informações fornecidas na bula e sigam as orientações de uso adequado para garantir o máximo benefício do tratamento.
A atualização foi realizada após uma cuidadosa avaliação e notificação prévia à ANVISA, assegurando que todos os requisitos regulatórios sejam integralmente atendidos.
Em caso de dúvidas sobre os produtos da Novo Nordisk, profissionais de saúde e pacientes podem obter informações (inclusive sobre como reconhecer se o produto é legítimo) no site www.novonordisk.com.br, bem como entrar em contato através do Serviço de Atendimento ao Consumidor (0800 014 44 88 ou sac.br@novonordisk.com).
Fevereiro, 2024
Informamos que o princípio ativo
semaglutida não foi desenvolvido, em nenhum lugar do mundo, para uso
em formato injetável em frascos, em cápsulas orais, pellets
absorvíveis, fitas ou chip, conforme tem sido divulgado e associado
erroneamente aos medicamentos da Novo Nordisk.
A Novo Nordisk desconhece a origem das matérias-primas e a forma de fabricação desses produtos. Ademais, a companhia é detentora da patente do princípio ativo semaglutida, de forma exclusiva, até pelo menos o ano de 2026. Assim, não fornecemos ou autorizamos o fornecimento de semaglutida a nenhuma farmácia de manipulação ou outra fabricante.
A Novo Nordisk ressalta que a importação, manipulação, fabricação e comercialização dos medicamentos e princípios ativos registrados pela companhia no Brasil que não sejam nas apresentações originais são consideradas irregulares. De acordo com a Anvisa, medicamentos irregulares não oferecem garantias de eficácia, segurança e qualidade exigidas para produtos sob vigilância sanitária, podendo representar risco de dano e ameaça à saúde.
A substância semaglutida é um receptor químico do peptídeo semelhante ao glucagon (GLP-1) e seu uso foi aprovado pelos órgãos reguladores somente nos formatos a seguir:
Consulte sempre um médico para saber a melhor opção de tratamento para você
Os medicamentos da Novo Nordisk que têm como princípio ativo a semaglutida foram estudados e devidamente testados para o tratamento seguro de populações e patologias específicas. Portanto, sua segurança está garantida apenas quando as moléculas registradas junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) são utilizadas conforme as indicações de uso apresentadas em bula.
Adicionalmente, a Novo Nordisk conta com processos definidos para captura de notificações de roubo de produto e suspeita de falsificação (incluindo suspeita de locais com venda ilegal do produto). Todos os casos recebidos são analisados e investigados para devida tratativa, inclusive em nível global.
Recomendamos sempre que pacientes comprem seus medicamentos apenas em farmácias devidamente licenciadas e que cumpram com todos os requerimentos sanitários exigidos pela Anvisa.
Na hora da compra, desconfie sempre de:
Em caso de dúvidas sobre os produtos da Novo Nordisk, profissionais
de saúde e pacientes podem obter informações (inclusive sobre como
reconhecer se o produto é legítimo) no site www.novonordisk.com.br, bem
como entrar em contato através do Serviço de Atendimento ao Consumidor
(0800 014 44 88 ou sac.br@novonordisk.com).
Fevereiro, 2024
A Novo Nordisk, empresa líder global em
saúde, informa que, a partir de março de 2024, o medicamento Tresiba
Flextouch® passará a ser comercializado em embalagem com cinco
canetas, e não mais uma unidade por embalagem. Posologia, instruções
de uso e o valor do medicamento por caneta permanecerão os mesmos. A
caixa com cinco unidades será vendida a R$ 740,00. Em casos de
dúvidas, é recomendado que o paciente converse com seu médico. A
decisão da mudança foi tomada após avaliação criteriosa para definir a
melhor alternativa que trouxesse o menor impacto na jornada de
tratamento dos pacientes. Priorizou-se garantir o fornecimento sem
alterar o preço do produto unitário, visando uma programação do
tratamento por um período maior e a redução nos riscos de
abastecimento que afetam a cadeia global de suprimentos de
medicamentos.
Com este cenário desafiador, a Novo
Nordisk adotou uma forma mais célere de distribuição do medicamento,
por meio de uma linha de produção de 5 canetas ao invés de 1. A
mudança visa aumentar a velocidade de produção do medicamento e se
alinha a uma decisão operacional global da empresa, inclusive
reduzindo seu impacto ambiental, com a diminuição considerável na
utilização de papel em bulas e embalagens. A Novo Nordisk compreende
que tal mudança impõe desafios, mas reforça que buscou, dentro de suas
possibilidades, a alternativa de menor impacto para os
pacientes.
A companhia mantém o Novo Dia, programa de
suporte ao paciente com condições de compra diferenciadas para todo o
tratamento. Oferece também suporte por meio de equipe
multidisciplinar, materiais educativos e outros benefícios sem custo
para auxiliar na jornada de tratamento do diabetes. Para participar,
basta se cadastrar no
site do programa (Cadastro - Faça parte do Programa NovoDia e
ganhe Vantagens). É necessário ter em mãos a prescrição (receita
médica) e fornecer alguns dados pessoais (os quais serão processados
de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais –
LGPD).
Usuários também podem consultar as regras e
políticas de parcelamento oferecidas pelas redes de farmácias.
O prazo de validade de Tresiba, antes do uso é de 30 meses, se
armazenado sob refrigeração (temperatura entre 2 °C e 8 °C), distante
do compartimento do congelador. É importante ressaltar que a abertura
da caixa para retirada de uma caneta, não diminui o prazo de validade
das demais presentes na caixa.
Ao iniciar o uso da
caneta, ela terá duração de até 56 dias, desde que armazenada
corretamente em temperatura ambiente, abaixo de 30 °C ou sob
refrigeração entre 2 °C e 8 °C.
A Novo Nordisk ressalta que dada a complexidade envolvida na cadeia de distribuição de medicamentos a nível nacional é esperado que o estoque do produto no mercado se restabeleça de forma gradual e não de imediato, uma vez que a disponibilização do medicamento compreende etapas que não podem ser aceleradas.
Pacientes podem ocasionalmente não encontrar Tresiba em algum ponto de venda por conta deste processo de mudança, mas a distribuição está normalizada e seguirá em março já na nova embalagem, com cinco unidades. Caso tenha dificuldades de encontrar o produto o SAC da Novo Nordisk poderá indicar distribuidores que possuem estoque.
Fevereiro, 2024
Como fornecedora responsável e sempre
preocupada com a saúde e segurança de seus pacientes, a Novo Nordisk
comunica que Victoza® está com disponibilidade intermitente de
fevereiro a abril de 2024 devido à demanda maior que a prevista.
Importante ressaltar que não há problemas de qualidade ou regulatórios
com nenhuma das apresentações do produto.
A Novo Nordisk ressalta que dada a complexidade envolvida na cadeia de distribuição de medicamentos a nível nacional é esperado que o estoque do produto no mercado se restabeleça de forma gradual e não de imediato, uma vez que a disponibilização do medicamento compreende etapas que não podem ser aceleradas.
Recomendamos aos pacientes que entrem em contato com seu médico para
as devidas orientações. Mais informações, como pontos de venda com
disponibilidade de Victoza®, podem ser obtidas com o SAC da Novo
Nordisk pelo telefone 0800 014 44 88 ou pelo e-mail sac.br@novonordisk.com
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Janeiro, 2024
Como fornecedora responsável e sempre
preocupada com a saúde e segurança de seus pacientes, a Novo Nordisk
comunica que o fornecimento de GlucaGen® HypoKit está com a
disponibilização normalizada no mercado brasileiro desde janeiro de 2024.
A Novo Nordisk ressalta que dada a complexidade envolvida na cadeia de distribuição de medicamentos a nível nacional é esperado que o estoque do produto no mercado se restabeleça de forma gradual e não de imediato, uma vez que a disponibilização do medicamento compreende etapas que não podem ser aceleradas.
Mais informações podem ser obtidas com o SAC da Novo Nordisk pelo telefone 0800 014 44 88 ou pelo e-mail sac.br@novonordisk.com.
Dezembro, 2023
Como fornecedora responsável e sempre
preocupada com a saúde e segurança de seus pacientes, a Novo Nordisk
comunica que a apresentação de Ozempic® 0,25m e 0,5mg está com a
disponibilização normalizada no mercado brasileiro desde 28 de
setembro de 2023.
A apresentação de Ozempic® 1mg seguirá com disponibilidade intermitente durante o primeiro semestre de 2024 devido à demanda maior que a prevista. Importante ressaltar que não há problemas de qualidade ou regulatórios com nenhuma das apresentações do produto.
A Novo Nordisk ressalta que dada a complexidade envolvida na cadeia de distribuição de medicamentos a nível nacional é esperado que o estoque do produto no mercado se restabeleça de forma gradual e não de imediato, uma vez que a disponibilização do medicamento compreende etapas que não podem ser aceleradas.
Mais informações, como pontos de venda com disponibilidade de Ozempic®, podem ser obtidas com o SAC da Novo Nordisk pelo telefone 0800 014 44 88 ou pelo e-mail sac.br@novonordisk.com.
Dezembro, 2023
A Novo Nordisk informa que, por motivos
estratégicos, está descontinuando definitivamente a produção e
comercialização do medicamento Levemir® (em sua versão FlexPen) no
Brasil a partir de 08 de dezembro de 2023.
A empresa garantirá o fornecimento de Levemir® FlexPen® durante o período de 180 dias, conforme prazo previsto na RDC 18/2014, a partir de 08 dezembro de 2023. Em relação aos contratos abertos e já firmados com o poder público, todos serão honrados seguindo as datas estipuladas nos mesmos
As unidades disponíveis para venda ou em posse dos pacientes poderão ser consumidas normalmente, até sua data de vencimento, contando com a qualidade garantida pela empresa. A Novo Nordisk possui opções terapêuticas alternativas que viabilizam a continuidade do tratamento pelos usuários desse medicamento, porém recomenda aos pacientes que procurem seu médico para as devidas orientações.
Em caso de dúvidas ou informações adicionais, o SAC Novo Nordisk
Brasil está à disposição pelo telefone 0800 014 44 88 (ligação
gratuita) de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou pelo e-mail sac.br@novonordisk.com.
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Setembro, 2022
A Novo Nordisk informa que, por motivos
estratégicos, está descontinuando definitivamente a produção e
comercialização dos medicamentos NovoMix® (em toda as suas
apresentações) e Levemir® (em sua versão Penfill) no Brasil
a partir de 16 de setembro de 2022. Ambos continuarão sendo
comercializados normalmente até 28 de fevereiro de 2023, conforme
regulamento da Anvisa.
Em relação aos contratos abertos e já firmados com o poder público, todos serão honrados seguindo as datas estipuladas nos mesmos. As unidades disponíveis para venda ou em posse dos pacientes poderão ser consumidas normalmente, até sua data de vencimento, contando com a qualidade garantida pela empresa.
A Novo Nordisk possui opções terapêuticas alternativas que viabilizam a continuidade do tratamento pelos usuários desses medicamentos, porém recomenda aos pacientes que procurem seu médico para as devidas orientações.
Em caso de dúvidas ou informações adicionais, o SAC Novo Nordisk
Brasil está à disposição pelo telefone 0800 014 44 88 (ligação
gratuita) de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou pelo e-mail sac.br@novonordisk.com
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