Todos os funcionários da Novo Nordisk devem cumprir as políticas e diretrizes da empresa em todos os momentos. O Departamento de Compliance e/ou Compliance Officer é o responsável por implementar as normas corporativas referentes à Ética nos negócios.
O Conselho de Ética nos Negócios é responsável por desenvolver e implementar a estratégia Global de Ética nos Negócios, garantindo o progresso contínuo do Programa Global de Conformidade com a Ética nos Negócios e monitorando a ética nos negócios da Novo Nordisk.
A Gerência Executiva e o Comitê de Auditoria supervisionam a estratégia Global de Ética nos Negócios.
Possuímos um Programa Global de Compliance e Ética nos Negócios para garantir o cumprimento de todas as leis anticorrupção e para combatermos a corrupção. O programa se baseia em sete elementos:
Uma revisão externa anual garante a melhoria do programa conforme necessário. As melhorias recentes incluem:
A área de Compliance busca realizar programas efetivos de treinamento e capacitação. As atividades de treinamento dos funcionários incluem:
O treinamento sobre Ética nos Negócios é oferecido em todos os programas de integração de novos funcionários e nos programas de desenvolvimento da gestão.
Todos os funcionários, bem como a Diretoria, precisam ser aprovados em uma prova anual para garantir conhecimento e compreensão dos nossos procedimentos corporativos.
Nós documentamos todos os treinamentos sobre compliance em nosso sistema global de aprendizado e gestão.
Os testes online realizados pelos funcionários monitoram a efetividade do treinamento sobre compliance.
Confira abaixo a porcentagem de funcionários da Novo Nordisk que foram certificados quanto ao Código de Conduta de Ética nos Negócios e que foram aprovados nos testes relacionados sobre exigências globais em Ética Comercial:
Nós interagimos com públicos de interesse externos para trocar conhecimento e discutir o nosso Programa Global de Compliance e Ética nos Negócios.
Internamente, os programas de engajamento incluem diálogos interativos com grupos de funcionários selecionados.
Nós estamos comprometidos em prevenir e corrigir comportamentos ilícitos e antiéticos. Desde 2004, o nosso Compliance Hotline (canal de denúncias), tem sido utilizado para abordar, de forma anônima, preocupações sobre desvios ou suspeitas de desvio de conduta frente à legislação ou às políticas internas. O Canal de Compliance está disponível online ou por telefone e foi traduzido para mais de 40 idiomas.
Mais informações sobre o Canal de Compliance
Adicionalmente, todos os funcionários devem relatar casos suspeitos de condutas ilícitas envolvendo fraudes financeiras, questões de qualidade, Novo Nordisk Way e Ética nos Negócios ao Comitê de Auditoria por meio das linhas de reporte internas.
Realizamos auditorias internas para avaliar o cumprimento da nossa Política de Ética nos Negócios. Durante as visitas às unidades, os auditores entrevistam a gerência local, funcionários e/ou terceiros para avaliar o conhecimento e a implementação dos nossos procedimentos de Ética nos Negócios.
Também utilizamos facilitadores internos (auditorias de valor), a cargo de uma equipe sênior com amplo conhecimento dos nossos negócios e cenário de atuação, para garantir aderência às nossas regras de Éticas nos Negócios.
Possuímos diretrizes globais para avaliar casos de conduta ilícita. Todos os casos, incluindo os identificados internamente, são alvos de investigações independentes e objetivas. A abordagem utilizada foi criada de modo a proporcionar aos funcionários anonimato total e confiança para reportar qualquer situação. As investigações em todas as regiões são realizadas de acordo com um manual global de investigações de compliance. Todos os casos substanciados são detalhadamente avaliados e, dependendo da gravidade, uma sanção disciplinar é aplicada, que pode variar de aconselhamento/novo treinamento à advertência verbal ou, em casos mais graves, término da relação laboral de acordo com as nossas diretrizes internas.
Todos os casos significativos são comunicados ao Comitê de Auditoria.
As contribuições do setor privado aos processos de políticas públicas podem dar abertura à corrupção. Todas as nossas interações com oficiais do governo são regidas pelo Código de Conduta e Ética nos Negócios da Novo Nordisk.
Para transparência e divulgação das contribuições, criamos um sistema que garante o cumprimento de todas as exigências locais e regionais em todo o mundo, incluindo a Lei Norte-Americana Sunshine Act, a Lei Francesa Loi Bertrand, o Código de Divulgação EFPIA e o registro de transparência da Comissão Europeia e do Parlamento Europeu.
Mais informações sobre divulgações com transparência [conteúdo em inglês]