Existem muitas razões pelas quais doenças crônicas, como diabetes tipo 2 e obesidade, vêm aumentando há décadas. Algumas se devem a fatores de risco que não podem ser evitados, como genética e o fato de os humanos terem passado a viver mais.

Não fazer nada para impedir esse aumento só levará a mais sofrimento e mais gastos com saúde. Estamos à serviço dos sistemas de saúde das pessoas que usam nossos tratamentos. Se não fizermos nada para prevenir doenças crônicas, não cumpriremos nossos valores como empresa, nem conduziremos negócios sustentáveis.

Entretanto há áreas em que ações preventivas podem ter um efeito positivo. Crescente urbanização, desigualdades socioeconômicas, estilo de vida menos ativos e dietas nutricionalmente mais pobres. Frequentemente combinados, esses são os principais motivos pelos quais mais e mais pessoas estão sendo diagnosticadas com diabetes tipo 2 e obesidade.

Queremos achatar a curva do aumento do diabetes tipo 2 e da obesidade. Não há dúvida de que é preciso prevenir.

Continue lendo e veja como trabalhamos para a prevenção de doenças crônicas.

Duas em cada três pessoas que vivem com diabetes tipo 2 moram em cidades. A forma como as áreas urbanas são projetadas, construídas e administradas está mudando a maneira como vivemos e, em alguns casos, aumentando nossas chances de desenvolver muitas doenças crônicas graves.

Em mais de 50 cidades ao redor do mundo, estamos chamando a atenção para as doenças crônicas graves como uma questão crucial de saúde nas cidades. Estamos trabalhando com parceiros globais para aprimorar os estudos e contribuir com os agentes públicos para cocriar intervenções que tenham um impacto significativo na linha de frente das doenças crônicas.

Para saber mais, acesse Cities For Better Health.

Globalmente, 40 milhões de crianças com menos de cinco anos estão acima do peso, colocando-as em risco de desenvolver diabetes tipo 2 precoce, além de ser um forte indicador de obesidade em adultos.

Estas crianças também podem enfrentar desafios para prosperar e alcançar todo o seu potencial. O excesso de peso pode contribuir para a estigmatização, pouca socialização e dificuldades emocionais e, em alguns casos, redução do nível de escolaridade.

Desde 2023, a Novo Nordisk e o UNICEF mantêm uma parceria para ampliar e acelerar esforços para a criação de ambientes mais saudáveis para crianças por meio da implementação de políticas e inovações que as permitam se alimentar bem, brincar e ser fisicamente ativas. O sobrepeso e a obesidade infantil são uma crise de saúde pública que afeta milhões de meninos e meninas em todo o mundo. A iniciativa impactará positivamente pelo menos 10 milhões de crianças em quatro países: Brasil, Colômbia, México e Indonésia.

Acreditamos que toda criança deve ter a chance de crescer bem em um mundo em mudança e de alcançar todo seu potencial.

Visite o site do UNICEF para ver o que está sendo feito para melhorar a situação das crianças no mundo.