Setembro, 2024 - O que mantém uma empresa funcionando de forma ética e alinhada com as leis, enquanto protege sua imagem e valor no mercado? Esse é o papel do compliance. Mais do que um conjunto de regras, ele é o alicerce da governança corporativa, permeando cada atividade de uma organização.
Compliance, que significa "conformidade", deriva do verbo inglês "comply", que quer dizer "estar de acordo" ou "agir conforme". No mundo corporativo, a área de Compliance assegura que todas as operações estejam em conformidade com as leis vigentes, ao mesmo tempo em que promove uma gestão mais eficiente e relações transparentes entre todos os envolvidos no negócio. Em termos práticos, o compliance age como um norteador que orienta o comportamento da empresa e de seus funcionários, prevenindo riscos legais e éticos que podem impactar negativamente a reputação e o valor de sua marca.
Para a Novo Nordisk, o compromisso com o compliance e a ética é parte fundamental de sua cultura organizacional. A frase "na Novo Nordisk, ética é um valor inegociável” está entre os valores que regem todas as atividades da empresa. Esses valores, conhecidos como Essentials, capacitam os funcionários e todas as pessoas que atuam em nome da companhia a tomar decisões que estejam em conformidade com os princípios éticos e o propósito da organização. Eles vão além do setor jurídico, estendendo-se às práticas diárias que envolvem pesquisas científicas, o relacionamento com pacientes e médicos, e a atuação no mercado de saúde como um todo.
Como uma empresa global que opera em ambientes altamente regulamentados, a Novo Nordisk estabeleceu um Conselho de Ética nos Negócios, responsável por desenvolver e implementar suas estratégias globais. Independentemente das diferenças culturais e geográficas, todos os funcionários são orientados a cumprir as políticas e diretrizes da empresa em todas as suas operações.
Além disso, a Novo Nordisk conta com a supervisão de uma Gerência Executiva e de um Comitê de Auditoria, compostos por integrantes da empresa, que garantem que o Programa Global de Compliance e Ética nos Negócios seja sempre respeitado. Esse programa é baseado em sete diretrizes principais:
1. Implementar políticas e procedimentos relacionados à ética nos negócios;
2. Nomear um diretor de Compliance e formar Comitês de Compliance;
3. Realizar treinamentos e capacitações efetivos;
4. Desenvolver linhas de comunicação eficazes;
5. Realizar monitoramentos e auditorias internas;
6. Exigir o cumprimento das normas por meio da ampla divulgação de diretrizes disciplinares;
7. Reagir prontamente a problemas detectados e tomar medidas corretivas.
Essas diretrizes são revisadas anualmente para garantir melhorias contínuas. A área de compliance da Novo Nordisk também é responsável por realizar treinamentos de capacitação com certificação, exigindo que todos, incluindo a diretoria, sejam aprovados em uma prova anual para garantir o conhecimento e a compreensão dos procedimentos corporativos.
Os testes aplicados funcionam como um termômetro da efetividade dos treinamentos, proporcionando insights valiosos para aprimorar as comunicações internas. Para fortalecer o compromisso com a prevenção e correção de comportamentos ilícitos e antiéticos, a Novo Nordisk disponibiliza o Compliance Hotline – um canal de comunicação anônimo para que as pessoas da empresa possam relatar preocupações sobre condutas suspeitas em relação à legislação ou às políticas internas. Para mais detalhes sobre os valores e princípios da Novo Nordisk, consulte o One Code aqui.
Agosto/2024 BR24NNG00264