Julho, 2024 - O Brasil é um país diverso, porém desigual. A população que se autodeclara preta e parda totaliza 55,8%, de acordo com a pesquisa Lideranças em Construção, realizada em 2024, por Indique uma Preta e CLOO – consultorias especializadas em diversidade, inclusão e comportamento. Apesar disso, apenas 8% ocupa cargos de liderança e 2/3 estão fora do mercado de trabalho. Junto a isso, os resultados também mostram que apenas 31% dos respondentes pardos e 21,1% dos pretos possui ensino superior completo.
Aqui na Novo Nordisk, para impulsionar mudanças neste cenário, temos trabalhado em diversidade e inclusão, por meio de grupos de afinidade como o de étnico-racial, que apoia na importante missão de inserir mais pessoas pretas e pardas no mercado de trabalho, principalmente em cargos de liderança.
A equipe é formada por pessoas da Novo Nordisk voluntárias, que são impactadas pelo racismo e sentem na pele, quanto por pessoas aliadas de diferentes áreas da companhia, fomentando avanços em busca de um ambiente mais diverso, inclusivo e igualitário, onde todas as vozes são ouvidas e respeitadas.
Com investimento de tempo e de recursos financeiros, o grupo contribui sempre com iniciativas que respondem às necessidades da empresa e, ao mesmo tempo, estão alinhadas ao Pacto de Promoção pela Equidade Racial, que visa atrair empresas para assumirem uma postura protagonista na redução da desigualdade racial e social do Brasil. Dessa forma, toda a empresa consegue evoluir, não apenas em letramento e conhecimento teórico, mas também de forma mais tangível e prática.
Além de pensar e implementar essas ações, o grupo também avalia os resultados com pesquisas de satisfação. Analisando as respostas, é possível entender se o tema abordado foi devidamente compreendido, o que norteia a construção de novas ações e ajuda a evoluir o trabalho em andamento.
Confira algumas das ações realizadas pelo Grupo Afinidade étnico-racial:
1. Cartilha Diversidade
Acessível a todas as equipes da Novo Nordisk, internas ou externas, a cartilha ajuda no letramento, explica o racismo estrutural e institucional, além de trazer dados relevantes para o entendimento das questões étnico-raciais no Brasil e sugerir ações para promover a equidade racial na companhia.
2. Apoio para estudantes
Segundo a Demografia Médica do Brasil de 2023, feita pela Associação Médica Brasileira e Faculdade de Medicina da USP, cada vez mais pessoas pretas cursam a graduação de medicina no Brasil. No entanto, em termos percentuais, ainda é minoria. Na pesquisa, 70,1% dos médicos e médicas residentes se identificam como pessoas brancas e 27,5% como pessoas negras (das quais 3% se declararam pretas e 24,5% pardas).¹-² Para ajudar a diminuir esse impacto social na área da saúde, a Novo Nordisk oferece apoio financeiro para estudantes de medicina, que sejam pessoas pretos e pardas.
3. Vagas afirmativas
A fim de promover a igualdade de oportunidades, a Novo Nordisk também participa de um importante movimento com vagas afirmativas. A ideia é dedicar oportunidades exclusivas para grupos sociais historicamente minorizados, como pessoas pretas e pessoas pardas.
A Novo Nordisk é uma empresa global, presente em mais de 80 países, cada um deles com culturas, ideias e realidades únicas. Ao conviver com pessoas tão diferentes, percebe-se que a diversidade em ambientes profissionais, mais do que uma necessidade de reparação histórica, é uma ação que traz múltiplos olhares para o mundo.
Quer saber mais sobre inclusão e equidade no mercado de trabalho? Clique aqui e confira
Referências:
Associação Médica Brasileira – Lançada a
Demografia Médica no Brasil 2023, disponível em https://amb.org.br/noticias/lancada-a-demografia-medica-no-brasil-2023/,
último acesso em 02/07/2024.
Lideranças em Construção – Pesquisa realizada em 2024 pela Indique uma Preta e CLOO, disponível em https://conteudo.indq.co/liderancasemconstrucao, último acesso em 14/06/2024.
Censo IBGE 2022, disponível em https://censo2022.ibge.gov.br/panorama/, último acesso em 14/06/2024.