Setembro, 2023 - Cuidar da saúde do coração pode começar com o simples gesto de buscar informações corretas e atualizadas. Apesar das doenças cardíacas serem amplamente reconhecidas como a principal causa de morte global, segundo o Ministério da Saúde, muitos detalhes sobre elas permanecem mal compreendidos pelo público em geral. Aprofundar-se nesse conhecimento é um passo importante para vivermos de forma mais saudável e consciente.

Aqui estão algumas verdades para você considerar:

Verdade 1: "o excesso de peso é um dos maiores inimigos do coração"

A obesidade não é apenas uma questão estética. Pode sobrecarregar as artérias do coração e o sistema circulatório, tornando-se uma das principais causas de aumento da pressão arterial e até insuficiência cardíaca. A genética, o ambiente e outros fatores interligados tornam o excesso de gordura no corpo um complexo desafio para a saúde do coração. 

Verdade 2: "doenças cardiovasculares não dependem apenas de fatores hereditários"

Embora a genética seja um fator importante, aspectos como estilo de vida, alimentação, sedentarismo e tabagismo também estão associados. Assim, mudanças positivas no estilo de vida podem significativamente diminuir os riscos cardíacos.

Verdade 3: "pequenas mudanças podem ter um grande impacto" 

Surpreendentemente, estudos indicam que uma redução de apenas 5 a 10% no peso corporal pode melhorar significativamente a saúde cardiovascular, diminuindo os níveis de colesterol e pressão arterial. 

Verdade 4: "a avaliação da saúde cardíaca é multifacetada"

A saúde do coração não se limita à pressão arterial. Fatores como níveis de colesterol, diabetes, triglicérides, histórico familiar e estilo de vida também são fundamentais para uma avaliação precisa. 

Verdade 5: "o tabagismo amplifica significativamente os riscos"

Muitos associam o tabagismo apenas a doenças pulmonares. No entanto, ele agrava o risco de problemas nas artérias coronarianas, fundamentais para o funcionamento do coração, e quando combinado com outros fatores, como obesidade e diabetes, o risco de complicações cardiovasculares aumenta exponencialmente.

Compreender essas verdades é um passo importante para tomar decisões conscientes sobre a saúde do coração. Uma abordagem proativa, baseada em conhecimento e prevenção, pode ser a chave para uma vida mais saudável. 

https://abeso.org.br/coracao-os-perigos-do-excesso-de-peso/#:~:text=Os%20especialistas%20alertam%20que%20o,ao%20desenvolvimento%20de%20insufici%C3%AAncia%20card%C3%ADaca.

https://knowdiabetesbyheart.org/wp-content/uploads/2019/12/DS-15561- KDBH_TakeCare.pdf. 

Ryan DH, Yockey SR. Weight Loss and Improvement in Comorbidity: Differences at 5%, 10%, 15%, and Over. Curr Obes Rep. 2017 Jun;6(2):187-194