A industrialização, a urbanização e o consumismo crescente ameaçam nosso meio ambiente e a saúde das pessoas.¹ Junto a isso, também crescem as demandas por medicamentos que utilizam bilhões de litros de água no processo produtivo todos os anos, isso sem contar com a demanda por recursos materiais e energéticos, além da emissão de CO2 no transporte de produtos.

Nesse cenário, é evidente a necessidade de repensar nossas práticas de produção para reduzir os impactos ambientais e transformar, o quanto antes, a economia circular em uma realidade.

A Novo Nordisk assume esse compromisso com a estratégia ambiental global Circular for Zero, por meio da qual implementa projetos para zerar o impacto ambiental da companhia, atuando em três frentes: transição energética para utilização de recursos renováveis, desenvolvimento de produtos sustentáveis e escolha de fornecedores que compartilhem nossa mentalidade.

A partir da estratégia Circular for Zero, a Novo Nordisk assume a responsabilidade por toda sua cadeia de valor – desde a elaboração das matérias-primas para produção, até o descarte pós-uso. Confira 4 iniciativas que já estão em andamento na fábrica de insulinas, localizada em Montes Claros (MG) e a maior da América Latina:

Parque solar Novo Nordisk

Em parceria com a Elétron Energy, a Novo Nordisk passará a ter um parque solar. Os painéis solares, localizados no município de Buritizeiro (MG), terão capacidade para gerar 90 megawatts por hora (MWh) com a missão de prover 100% da energia elétrica consumida na fábrica. O início das operações está previsto para o começo de 2025.

Além do parque solar para produção de energia, o projeto prevê o plantio de árvores nativas e ainda engloba o Solar Share – conjunto de ações que envolve a criação de abelhas locais sem ferrão, cultivo de hortaliças hidropônicas e pesquisas científicas com participação das comunidades do entorno.

Transformação ambiental: mais áreas verdes para reduzir a emissão de carbono

Ao longo dos últimos 3 anos, a Novo Nordisk recuperou e otimizou os 4 hectares de área florestal no parque industrial de Montes Claros, utilizando técnicas de paisagismo que representam os principais biomas regionais. Hoje, esse espaço possui mais de 4 mil árvores, o que contribui para a captação de 550 toneladas de CO2, bem como para a preservação da biodiversidade local.

Qual é a importância de toda essa área verde? Entre muitos benefícios, podemos ressaltar:

  • Equilíbrio ecológico, que fornece habitats para a vida selvagem, contribui para a biodiversidade e sustenta a saúde dos ecossistemas;
  • Melhoria na qualidade do ar, o que contribui para absorção de dióxido de carbono e emissão de oxigênio;
  • Benefícios para a saúde humana, com espaços para atividades físicas, lazer, relaxamento e recreação;
  • Redução do impacto urbano, com espaços de resfriamento, contribuição na drenagem de águas pluviais e mais áreas de refúgio para a vida selvagem;

Como é possível perceber, essa transformação ambiental busca estabelecer, de diversas formas, o equilíbrio entre as operações industriais e o meio ambiente.

Captadores e reservatórios para utilização da água da chuva

A região de Montes Claros é marcada pelo clima quente e seco, com alta incidência de raios solares e longos períodos de estiagem. Nesse ambiente, ao lado de uma população que sente os efeitos da seca, a fábrica da Novo Nordisk produz insulina, que tem mais de 90% de água em sua composição.

Diante desse desafio, a companhia criou um reservatório na fábrica: um tanque que capta a água da chuva e, após um rigoroso processo de purificação, utiliza essa água na produção de insulina. Esse método gera uma economia de 40% nos recursos hídricos dessa produção.

Paralelamente, pensando na qualidade de vida das comunidades do entorno, o projeto Novo Gerador de Água doa caixas coletoras de chuva para as comunidades carentes e rurais, parques e associações, além de compartilhar conhecimentos essenciais sobre captação de água da chuva e soluções para irrigação na região. Os tanques captadores são produzidos a partir de resíduos plásticos da fábrica e tratados por um fornecedor local, desenvolvido pela Novo Nordisk para fomentar a economia local.

Essa iniciativa já coletou cerca de 500 mil litros de água e contribui para o equilíbrio hídrico da região.

Novo Recicla incentiva a coleta seletiva de lixo dentro e fora da Novo Nordisk

O Novo Recicla é um projeto disponível para participação das pessoas que trabalham na fábrica e da comunidade local, com a missão de facilitar o descarte correto de resíduos, promover a conscientização ambiental e expandir a economia circular para além das nossas instalações.

A solução acontece por meio de máquinas coletoras de resíduos, instaladas em locais públicos, o que facilita o descarte seletivo de materiais recicláveis e a destinação adequada do lixo. Além disso, todos os descartes são encaminhados para um galpão de reciclagem, o que contribui para a geração de renda e o desenvolvimento de cooperativas da região.

Dentro da Novo Nordisk, além de aumentar a consciência ecológica, o uso da máquina tem um benefício extra: a cada 2,5 kg de materiais descartados na máquina, nossas pessoas ganham 15 pontos no Programa Smiles, o programa de fidelidade de uma empresa de linhas aéreas. 

Esse é só o começo da jornada rumo à meta de impacto ambiental zero.

Em meio a tantos desafios, a Novo Nordisk segue investindo em novas formas de operar ao redor do mundo, além de remodelar os negócios para minimizar o consumo e o desperdício e engajar os fornecedores em direção ao mesmo objetivo.

Para entender melhor a estratégia Circular for Zero, clique aqui e confira o vídeo.

 

Referências:

¹https://www.novonordisk.com.br/sustainable-business/zero-environmental-impact.html