Agosto, 2024 - Por um longo período, o diagnóstico de diabetes tipo 1 foi encarado como uma sentença de morte. Sem conhecimento suficiente e tratamentos clínicos, a única saída era submeter os pacientes a dietas super-restritivas, o que impactava de modo muito negativo a qualidade de vida¹.

Foi só em 1921 que pesquisadores canadenses descobriram a insulina e autorizaram sua produção na Dinamarca por August Krogh, professor que tinha ganhado o Prêmio Nobel de Medicina 3 anos antes, devido às suas descobertas na área de fisiologia.

O entusiasmo de Krogh pela insulina ia além da medicina, pois sua mulher tinha sido diagnosticada com diabetes tipo 2. Ou seja, pode-se dizer que a produção da insulina foi impulsionada por duas paixões: a ciência e a Sra. Marie Krogh.

Um século de amor pela ciência

A descoberta da insulina foi um marco na história da medicina, e a Novo Nordisk teve participação ativa nessa trajetória. Em março de 1923, os primeiros pacientes receberam o medicamento, iniciando um século de pesquisas, descobertas e inovações que transformam a vida de milhões de pessoas até hoje. Ao longo desses mais de 100 anos, os tratamentos evoluíram muito e levaram a descobertas que incentivaram novos estudos, atraindo a atenção da comunidade médica para outra doença crônica, que também acomete milhões de pessoas no mundo e carece de tratamentos mais seguros e eficientes: a obesidade.

Depois do diabetes, Novo Nordisk revoluciona mais uma vez

Foi ao longo dos estudos em busca de progressos no controle do diabetes que a Novo Nordisk iniciou suas pesquisas para desenvolver soluções inovadoras para pessoas que têm obesidade, “um dos mais graves problemas de saúde que temos para enfrentar”, de acordo com a ABESO – Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica. Segundo o Atlas Mundial da Obesidade 2023, em 2035 essa doença deve atingir mais de 4 bilhões de pessoas, incluindo 41% de toda a população adulta no Brasil.

Além de inovações e pesquisas, a Novo Nordisk também busca levar informações para a sociedade por meio da campanha Meu Peso, Minha Jornada. A iniciativa, que foi criada com foco em ajudar as pessoas que enfrentam desafios relacionados à essa doença crônica, oferece conteúdos confiáveis sobre prevenção e tratamento da obesidade. Para saber mais sobre Meu Peso, Minha Jornada, clique aqui.

Referências:
Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia – A história do diabetes, disponível em https://www.endocrino.org.br/a-historia-do-diabetes/, último acesso em 12/08/2024

Atlas da Obesidade 2023 - Disponível em https://www.worldobesityday.org/assets/downloads/World_Obesity_Atlas_2023_Report.pdf, último acesso em 11/07/2024

Agosto/2024 BR24NNG00225