Abril, 2025 - A nova rotulagem de medicamentos já está chegando às farmácias, em conformidade com a Resolução RDC nº 768/2022, que atualiza o marco regulatório de rotulagem de medicamentos da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária)1,2. Além de facilitar a identificação dos princípios ativos nas embalagens, as mudanças tornam as informações mais claras e acessíveis, contribuindo para a segurança dos pacientes e para a orientação dos profissionais de saúde.
Resumindo em poucas palavras, a proposta estabelece que “os rótulos dos medicamentos deverão possuir características que os diferenciem claramente entre si e que inibam erros de dispensação e administração, trocas indesejadas ou uso equivocado.”
Alinhado a diversas diretrizes e políticas nacionais e internacionais, o novo marco regulatório também garante o acesso à informação de forma ampla, segura, adequada e clara, promovendo o uso racional de medicamentos.
Veja como a nova disposição das informações melhora a experiência de pacientes e profissionais de saúde:
1. O nome comercial e os princípios ativos continuam em destaque
para facilitar a identificação do medicamento;
2. A tarja do
medicamento agora aparece apenas na frente da embalagem, tornando a
identificação mais prática;
3. O princípio ativo e a
concentração estão mais visíveis e fáceis de encontrar;
4. As
embalagens verdes do Ministério da Saúde também serão ajustadas e as
novas embalagens desses medicamentos seguirão um padrão determinado
pela empresa
Nesse momento de transição, quem procurar por medicamentos da Novo Nordisk ainda poderá encontrar caixas no modelo antigo. Contudo, isso não é motivo de preocupação, pois elas continuarão válidas pelos próximos anos com a mesma garantia de qualidade e eficácia.
As novas embalagens chegam para facilitar a identificação, mas, mesmo assim, todo cuidado é pouco na hora de comprar medicamentos.
De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), o consumo de medicamentos falsificados, contrabandeados ou sem registro está crescendo no mundo inteiro, tanto por motivos econômicos, quanto por acessibilidade ou falta de informação3. Ao comprar um medicamento, os pacientes precisam ficar atentos a algumas questões.
Para impedir que medicamentos falsos entrem na sua casa, siga algumas dicas práticas3:
• Só use medicamentos de prescrição com orientação médica;
•
Compre seus medicamentos apenas em farmácias e drogarias autorizadas,
de preferência nos estabelecimentos que você já conhece;
• Exija
sempre a nota fiscal da farmácia ou drogaria;
• Guarde a nota
fiscal, a embalagem e a cartela, frasco ou caneta. Eles são seus
comprovantes, em caso de irregularidade e denúncia;
• Não compre
medicamentos com embalagens amassadas, lacres rompidos, rótulos
apagados, borrados ou que se soltam facilmente;
• Se o
medicamento deixar de fazer efeito ou provocar alguma reação
inesperada, procure imediatamente o médico.
Caso tenha contato com algum medicamento falsificado ou contrabandeado, denuncie! Procure as vigilâncias sanitárias estaduais, municipais ou as delegacias de repressão aos crimes contra a saúde pública da Polícia Civil. Você também pode entrar em contato com a área de Farmacovigilância da Novo Nordisk para relatar qualquer suspeita.
Para mais informações, ligue para o Disque Saúde (0800 61 1997) ou o Disque Medicamento (0800 644 0644), ambos do Ministério da Saúde.
Para saber mais sobre o uso seguro de medicamentos, leia o artigo Mitos e verdades sobre o uso seguro de medicamentos, em https://www.novonordisk.com.br/noticias-e-imprensa/artigos/mitos-e-verdades-sobre-o-uso-seguro-de-medicamentos.html
Referências:
1. Ministério da Saúde. Anvisa atualiza o marco regulatório de rotulagem de medicamentos [Internet]. Brasília: Anvisa; 2022 [citado em 19 out. 2025]. Disponível em: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2022/anvisa-atualizao-marco-regulatorio-de-rotulagem-de-medicamentos
2. Brasil. Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Resolução RDC nº 768, de 12 de dezembro de 2022. Dispõe sobre a rotulagem de medicamentos [Internet]. Diário Oficial da União; 2022 [citado em 13 fev. 2025]. Disponível em: https://in.gov.br/en/web/dou/-/resolucao-rdc-n-768-de-12-de-dezembro-de-2022-450312757
3. Ministério da Saúde. Quais cuidados ao comprar medicamentos [Internet]. Brasília: Ministério da Justiça; [data desconhecida] [citado em 19 out. 2025]. Disponível em: https://www.gov.br/mj/pt-br/assuntos/seus-direitos/consumidor/Anexos/consumo-e-saudeno-37-quais-os-cuidados-ao-comprar-medicamentos.pdf
© Novo Nordisk Farmacêutica do Brasil Ltda. | ® Novo Nordisk A/S SAC: 0800 014 44 88 | www.novonordisk.com.br BR25NNG00026 - Abril/2025 Não utilize medicamentos sem o conhecimento e acompanhamento de seu médico.