Setembro, 2023 - Vivemos um momento em que os desafios ambientais são críticos e urgentes. A industrialização, a urbanização e o consumo em constante crescimento não só ameaçam o meio ambiente, mas, também, a saúde das pessoas ao redor do mundo. Em 2022, o planeta presenciou um alarmante marco em relação ao tema: as emissões de CO2 atingiram um recorde de 36,8 bilhões de toneladas, segundo relatório da Agência Internacional de Energia (AIE)¹. Entre os impactos diretos desse cenário estão a poluição atmosférica, a formação de chuva ácida e um preocupante desequilíbrio do efeito estufa, fatores que intensificam as mudanças climáticas e comprometem a saúde do nosso planeta.

Aqui na Novo Nordisk, estamos cientes desses desafios. A produção de medicamentos consome enormes quantidades de água, energia e recursos, elevando as emissões de CO2, especialmente devido ao transporte. Embora forneçamos tratamentos essenciais em embalagens de alta qualidade, a maioria termina em aterros após o uso, acentuando problemas como mudanças climáticas, poluição e escassez de recursos.

Em resposta, adotamos uma estratégia ambiental inovadora, com o objetivo de alcançar zero impacto ambiental. Implementamos uma nova estratégia ambiental, chamada Circular For Zero, que tem o objetivo de zerar o impacto ambiental a partir da adoção de uma mentalidade circular em todos os nossos processos. Estamos comprometidos a inovar na criação de produtos recicláveis ou reutilizáveis, e remodelar nossos processos para diminuir consumo e desperdício, tendo fornecedores alinhados a esse objetivo.

Saiba mais sobre o Circular for Zero da Novo Nordisk

Porém, como se concretiza essa estratégia em um cenário industrial? A fábrica de insulinas da Novo Nordisk em Montes Claros (MG), a maior da América Latina, é um bom exemplo. Nos últimos 3 anos, a região onde a unidade fica localizada passou por uma transformação ambiental. Com técnicas de paisagismo para representar os principais biomas da região, recuperamos e melhoramos os 4 hectares de área florestal da fábrica. A ação tem estabelecido um equilíbrio crítico entre as operações industriais e o respeito ao meio ambiente, além de aumentar a diversidade de espécies de animais e árvores, e contribuir para a preservação do ecossistema no município.

Redução das emissões de CO2

Para citar um exemplo concreto, as mais de 4 mil árvores que formam o espaço contribuem na captação de 550 toneladas de CO2, ajudando a mitigar o nosso impacto sobre o clima. Essa iniciativa não apenas reduz a pegada de carbono da empresa, mas também ajuda na preservação da biodiversidade local.

Diversidade de espécies da fauna flora

Estes resultados positivos são ainda mais evidentes na fauna e flora que habitam a fábrica. O inventário ornitológico de 2022, preparado pela Novo Nordisk, mostrou que a fábrica é refúgio de uma comunidade diversificada de 98 espécies de aves, que são ligadas a ambientes aquáticos e terrestres, além de espécies associadas as áreas de origem savânica e florestal.

Quatro dessas aves não são mais vistas na zona urbana, o que demonstra que estamos no caminho certo de fazer com que uma indústria funcione com respeito à natureza.

Outra melhoria de destaque foi a instalação de pequenos bebedouros de água para garantir que os pássaros e os animais possam matar sua sede no período de seca. Afinal, é preciso pensar como continuar cuidando dessa biodiversidade.

Estamos apenas começando nossa jornada rumo ao impacto ambiental zero e estamos sempre em busca de novas maneiras de fazer mais. Acreditamos que as respostas virão à medida que continuamos a direcionar nossos negócios para uma mentalidade circular, tornando nossas operações mais equilibradas e responsáveis, com harmonia entre natureza e indústria.

Fonte:

https://www1.folha.uol.com.br/ambiente/2023/03/emissoes-globais-de-co2-relacionadas-a-energia-atingiram-recorde-em-2022.shtml