• A Deficiência de Hormônio do Crescimento em Adultos (DGHA) apresenta sintomas considerados comuns – como cansaço, ganho de peso na região abdominal e dificuldade de concentração - o que dificulta o diagnóstico;
  • Portal da campanha oferece informações sobre os sintomas, causas e tratamento.

A Novo Nordisk, empresa global líder em saúde, lança a campanha de conscientização Por Trás dos Sinais, que tem o objetivo de oferecer informações para encurtar a jornada dos pacientes adultos com deficiência de hormônio do crescimento (DGHA) até o diagnóstico. De acordo com a Associação Americana de Endocrinologia (AACE) a DGHA atinge dois a três, em cada 10 mil indivíduos no mundo, sendo que cerca de 20% das pessoas tiveram o transtorno hormonal na infância.1

“A DGHA é um distúrbio hormonal raro, que ocorre quando o organismo não produz quantidades suficientes de hormônio do crescimento. O envelhecimento natural e outras doenças conhecidas apresentam sintomas muitos parecidos ao desta doença, o que dificulta o diagnóstico. Por isso, queremos chamar a atenção para as causas da doença, para alertar pessoas que possam estar negligenciando os sinais dados pelo corpo”, afirma Erika Miyamoto Fortes, gerente médica da Novo Nordisk.

Os principais sintomas da DGHA são: fadiga e falta de energia; redução da massa corporal magra; aumento de gordura abdominal; dificuldade de concentração; distúrbios e interrupção de sono; aumento do colesterol total; e diminuição da densidade óssea, entre outros. No entanto, um ou mais sintomas acima não são suficientes para suspeitar da doença. O distúrbio está relacionado ao histórico de uma destas condições: deficiência do hormônio de crescimento na infância; trauma ou lesão cerebral; tumor cerebral ou de hipófise; cirurgia ou radioterapia devido a tumor cerebral; Síndrome de Sheehan; doenças inflamatórias, infecciosas ou infiltrativas da hipófise, como tuberculose, hemacromatose ou sarcoidose. 

“Estima-se que o Brasil tenha 3.700 casos de DGHA por ano2 . Por ser uma condição pouco conhecida e subdiagnosticada, nossa campanha de conscientização tem um papel ainda mais importante e desafiador. Precisamos levar a informação para o maior número possível de pessoas, para que aquelas que têm as condições pré-existentes e apresentem sintomas, possam buscar um médico”, afirma Simone Tcherniakovsky, diretora sênior de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade da Novo Nordisk. 

Por Trás dos Sinais conta com um portal, que funciona como hub de conteúdo com informações sobre as causas, sintomas e tratamento, além de um guia com sugestões de perguntas para fazer para o médico e um botão de busca geolocalizada por médicos especialistas. A campanha será impulsionada via mídia programática, Google e Meta – por meio dos perfis institucionais da Novo Nordisk no Facebook e Instagram. Para mais informações, acesse: https://www.portrasdossinais.com.br/.

Referências

1 Yuen KCJ. et al. American Association Of Clinical Endocrinologist and American College of Endocrinology Guidelines for Management of Growth Hormone Deficiency in Adults and Patients Transitioning From Pediatric to Adult Care. Endocr Pract., 2019;25:1191–232.

2 Management of hypopituitarism: a perspective from the Brazilian Society of Endocrinology and Metabolism. Disponível em: https://doi.org/10.20945/2359-3997000000335. Acesso em: 13/07/2023

Sobre a Novo Nordisk
Novo Nordisk é uma empresa líder global em saúde, fundada em 1923 e com sede na Dinamarca. Nosso propósito é impulsionar mudanças para derrotar doenças crônicas graves, inspirados pela nossa histó ria centenária relacionada ao diabetes. Fazemos isso sendo pioneiros em descobertas científicas, expandindo acesso aos nossos medicamentos e trabalhando para prevenir e, até mesmo, curar doenças. A Novo Nordisk emprega cerca de 57.100 pessoas em 80 países e comercializa seus produtos em cerca de 170 nações. No Brasil desde 1990, a empresa conta atualmente com 2.000 funcionários. Está presente em três estados, com um escritório administrativo em São Paulo (SP), um centro de distribuição em São José dos Pinhais (PR) e um site produtivo em Montes Claros (MG), reconhecido como a maior fábrica de insulinas do Brasil e América Latina. Para mais informações, visite www.novonordisk.com.br e siga nossos perfis oficiais nas redes sociais InstagramFacebookLinkedIn e YouTube.

Contato para mais informações

Imprensa
Arlete Michelacci
11 98824-7128
arlete.michelacci@approach.com.br

Eduardo Ribeiro
11 97042-7953
eduardo.ribeiro@approach.com.br

Kaynara Lima
11 98741-2613
kaynara.lima@approach.com.br

Beatriz Cunha
11 95451-5554
beatriz.cunha@approach.com.br

Ricardo Castellani
11 97558-5936
rfca@novonordisk.com