São Paulo, 25 de fevereiro de 2025 – A Novo Nordisk, empresa global de saúde, e o Instituto Nossa Arena se unem para lançar o programa Football for Better Health, em São Paulo. O projeto tem como objetivo melhorar a qualidade de vida e a saúde integral, por meio da prática do futebol, entre meninas que vivem em situação de vulnerabilidade, estimulando a confiança, encorajamento e conscientização sobre hábitos saudáveis. Com ciclos anuais, a iniciativa acontecerá até 2027, ano da próxima Copa do Mundo de Futebol Feminino, que será realizada no Brasil.

O programa contempla uma série de treinamentos e capacitações para 40 pessoas representantes de 20 ONGs pré-selecionadas pelo Instituto Nossa Arena, primeira casa do esporte feminino da América Latina, para desenvolver habilidades que envolvem a criação de espaços seguros, arrecadação de fundos, esporte como ferramenta para prevenção de doenças, além de questões relacionadas à diversidade, especialmente de gênero.

Ao final da primeira etapa, as organizações participantes apresentarão as propostas de plano de ação, envolvendo uma combinação de atividades esportivas e discussão fora do campo, à uma equipe multidisciplinar que selecionará os melhores projetos a serem apoiados, com acompanhamento, suporte técnico e financiamento por 1 ano.

“O programa em parceria com a Novo Nordisk possibilita que o Instituto alcance seu principal objetivo que é a descentralização do acesso ao esporte e a participação de cada vez mais meninas nesse meio. Entendemos que construir esse caminho em colaboração com ONGs que já atuam na periferia é o caminho mais eficiente e sustentável possível. Assim como na Nossa Arena, buscamos contribuir para uma sociedade mais saudável, ativa, colaborativa e respeitosa”, afirma Júlia Vergueiro, fundadora do Instituto Nossa Arena.

Segundo o IBGE, 78% das crianças ficam mais do que duas horas por dia na frente da TV, e apenas 43% fazem mais do que 300 minutos de atividade física por semana. Crianças com excesso de peso, tendem a ser adultos com obesidade e estão mais propensos a desenvolver diabetes, obesidade e doenças do coração, como hipertensão arterial, acidente vascular cerebral e infarto em idades cada vez mais jovens.

“Nossa missão com o programa é fazer com que meninas sintam que o futebol é um lugar ao qual elas podem pertencer, ao mesmo tempo em que promovemos a conscientização sobre hábitos mais saudáveis e a prevenção de doenças crônicas. O Football for Better Health é uma extensão do nosso trabalho no Cities for Better Health e reflete nosso compromisso com a responsabilidade social, além de nossa abordagem holística no enfrentamento de doenças crônicas, como obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares”, comenta Patrícia Byington, Gerente de Sustentabilidade da Novo Nordisk Brasil.

Sobre o Cities for Better Health
Cities for Better Health é uma parceria público-privada global comprometida em acelerar mudanças na saúde urbana ao longo das gerações, construindo parcerias locais impactantes para promover a saúde e a prevenção. A parceria, anteriormente chamada Cities Changing Diabetes, adota uma abordagem holística para impulsionar ações comunitárias eficazes que promovam a alimentação saudável e a atividade física entre crianças e comunidades vulneráveis. Atualmente, mais de 50 cidades e 300 parceiros colaboram por meio do programa.

Sobre a Novo Nordisk
Novo Nordisk é uma empresa líder global em saúde, fundada em 1923 e com sede na Dinamarca. Nosso propósito é impulsionar mudanças para derrotar doenças crônicas graves, inspirados pela nossa história centenária relacionada ao diabetes. Fazemos isso sendo pioneiros em descobertas científicas, expandindo acesso aos nossos medicamentos e trabalhando para prevenir e, até mesmo, curar doenças. A Novo Nordisk emprega mais de 72 mil pessoas em 80 países e comercializa seus produtos em cerca de 170 nações. No Brasil desde 1990, a empresa conta atualmente com mais de 2 mil funcionários. Está presente em três estados, com um escritório administrativo em São Paulo (SP), um centro de distribuição em São José dos Pinhais (PR) e um site produtivo em Montes Claros (MG), reconhecido como a maior fábrica de insulinas do Brasil e América Latina. Para mais informações, visite www.novonordisk.com.br e siga nossos perfis oficiais nas redes sociais Instagram, Facebook, LinkedIn e YouTube.

Sobre o Instituto Nossa Arena
O Instituto Nossa Arena é uma organização social sem fins lucrativos que nasceu com o objetivo de garantir a participação de meninas, mulheres e pessoas trans no esporte. A instituição, criada por Júlia Vergueiro, sócia proprietária da Nossa Arena – casa do esporte feminino em São Paulo -, visa ser uma ponte entre financiadores e organizações que atuam diretamente nas comunidades mais vulneráveis do Brasil.

 

Contatos para mais informações

Imprensa – Novo Nordisk Brasil

Amanda Mendes
amanda.mendes@bcw-global.com

Ana Sniesko
11 94058-4926
ana.sniesko@bcw-global.com

Bruno Soares
11 98953-1486
bruno.soares@bcw-global.com

Camila Cardoso
11 91278-7338
caif@novonordisk.com

Ellen Pacheco
11 93762-7233
enps@novonordisk.com

Fabiana Delgado
11 99104-2139
fabiana.delgado@bcw-global.com

Gabriela Castilho
16 99349-5102
gabriela.castilho@bcw-global.com

Janaina Lira
janaina.lira@bcw-global.com

 

Imprensa – Instituto Nossa Arena

Emanuelle Salatini
11 99919-5046 emanuelle@prismacomunicacao.com

Maria Fernanda Laravia
11 96571-7191 maria@prismacomunicacao.com