São Paulo, 18 de setembro de 2024 – Em celebração ao Dia Mundial do Coração, que ocorre em 29 de setembro, a Novo Nordisk, líder global em saúde, em parceria com a ADJ Diabetes Brasil e a Sociedade Brasileira de Cardiologia, realizará ações especiais em São Paulo e Belo Horizonte para conscientizar a população sobre a relação entre doenças cardiovasculares, diabetes e obesidade, por meio das campanhas Quem Vê Diabetes, Vê Coração e Meu Peso, Minha Jornada.
No dia 23 de setembro, em São Paulo, as atividades ocorrerão na Avenida Paulista, no Shopping Cidade São Paulo. Em Belo Horizonte, no dia 25 de setembro, as ações serão realizadas na Drogaria Araújo, na unidade localizada na Rua André Cavalcanti, 244, no bairro Gutierrez. As ativações acontecerão das 9h às 18h e oferecerão testes de glicemia gratuitos, orientações especializadas em diabetes e exame adicional para avaliar o risco cardiovascular – Cálculo ITB (Índice Tornozelo-Braquial), somente para quem já tem o diagnóstico prévio de diabetes.
Segundo o Ministério da Saúde, pacientes com diabetes têm de 2 a 4 vezes mais chances de sofrer infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral (AVC) e outras doenças cardiovasculares. No Brasil, 61% da população tem sobrepeso e 24% obesidade, condições que aumentam significativamente o risco de doenças do coração – que são responsáveis por mais de 30% das mortes no país, o que torna a situação alarmante. No entanto, uma redução de peso entre 5% e 15% pode trazer benefícios significativos para a saúde do coração.
Simone Tcherniakovsky, vice-presidente de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade da Novo Nordisk, explica que realizar ações em grandes cidades é essencial para alcançar mais pessoas e aumentar a conscientização sobre a relação entre saúde do coração, diabetes e obesidade. “Essa conexão é preocupante, especialmente porque um terço das mortes no Brasil é devido a doenças cardiovasculares. Portanto, alertar o maior número possível de pessoas sobre essas condições combinadas é crucial para prevenir eventos cardiovasculares e reduzir os riscos relacionados”, afirma.
O cardiologista Weimar Kunz Sebba Barroso de Souza, presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia, alerta que cerca de 46% dos indivíduos com diabetes não têm conhecimento de sua condição, e enfatiza que essa falta de diagnóstico pode levar a um tratamento inadequado e ao agravamento de complicações cardiovasculares. “Essa falta de conscientização contribui significativamente para a alta incidência de eventos cardíacos graves. O controle dos fatores de risco, que inclui um estilo de vida saudável, monitoramento do peso, controle glicêmico e da pressão arterial, aliado ao acompanhamento médico regular, pode ser extremamente eficaz na prevenção de doenças do coração.”
O médico endocrinologista e presidente da ADJ Diabetes Brasil, Ronaldo José Pineda Wieselberg, destaca que as doenças cardiovasculares não apenas representam um risco significativo para os pacientes com diabetes, mas também têm o potencial de agravar a própria condição. “Quando uma pessoa com diabetes desenvolve problemas cardiovasculares, a gestão do diabetes torna-se mais desafiadora, e os riscos de complicações graves aumentam. Portanto, é crucial abordar essas condições de forma integrada, promovendo a conscientização e o tratamento adequado para prevenir a piora da saúde e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.”
Sobre a Novo Nordisk
Novo Nordisk é uma empresa líder global em saúde, fundada em 1923 e
com sede na Dinamarca. Nosso propósito é impulsionar mudanças para
derrotar doenças crônicas graves, inspirados pela nossa história
centenária relacionada ao diabetes. Fazemos isso sendo pioneiros em
descobertas científicas, expandindo acesso aos nossos medicamentos e
trabalhando para prevenir e, até mesmo, curar doenças. A Novo
Nordisk emprega mais de 64 mil pessoas em 80 países e comercializa
seus produtos em cerca de 170 nações. No Brasil desde 1990, a
empresa conta atualmente com mais de 2 mil funcionários. Está
presente em três estados, com um escritório administrativo em São
Paulo (SP), um centro de distribuição em São José dos Pinhais (PR) e
um site produtivo em Montes Claros (MG), reconhecido como a maior
fábrica de insulinas do Brasil e América Latina. Para mais
informações, visite www.novonordisk.com.br e siga nossos perfis
oficiais nas redes sociais Instagram, Facebook, LinkedIn e YouTube.
Sobre a campanha Quem Vê Diabetes Vê Coração
A campanha Quem Vê Diabetes Vê Coração é uma iniciativa da
Novo Nordisk, empresa líder global em saúde, que visa impulsionar
mudanças para derrotar doenças crônicas graves, inspirados pela
nossa história centenária relacionada ao diabetes. O movimento conta
com o apoio de sociedades médicas e de associações de pacientes com
diabetes de todo o Brasil. O objetivo é conscientizar as
pessoas sobre os riscos associados entre o diabetes e doenças
cardiovasculares. Para mais informações, acesse o site, o Facebook e o Instagram.
Sobre a campanha Meu Peso, Minha Jornada
A campanha Meu Peso, Minha Jornada, visa sensibilizar,
conscientizar e instruir a sociedade sobre a obesidade, uma doença
crônica que requer tratamento e apoio de uma equipe
multidisciplinar. Oferece informações baseadas na ciência para
pessoas acima do peso ideal, que desejam iniciar sua jornada para
tomar o controle de sua saúde, com o suporte e orientação de
profissionais. Para conhecer mais sobre a campanha e calcular o seu
IMC, acesse www.meupesominhajornada.com.br. Siga a campanha
nas redes sociais: Instagram e Facebook.
Sobre a ADJ Diabetes Brasil
Fundada em 10 de março de 1980, a ADJ Diabetes Brasil é uma
entidade não governamental, sem fins lucrativos, legalmente
registrada no Registro Civil de Pessoas Jurídicas. Seu objetivo é
promover educação nesse campo para pessoas com diabetes, familiares,
profissionais de saúde e comunidade. Atende gratuitamente as pessoas
com todos os tipos de diabetes, de qualquer faixa etária e classe
socioeconômica. Oferece um trabalho integrado realizado por uma
equipe multidisciplinar. Siga nas redes @adjdiabetesbrasil
Contato para mais informações
Imprensa
Bruno Soares
11 98953-1486
bruno.soares@bcw-global.com
Janaina Lira
11 96282-1361
janaina.lira@bcw-global.com
Fabiana Delgado
11 99104-2139
fabiana.delgado@bcw-global.com
Ellen Pacheco
11 93762-7233
enps@novonordisk.com
Gabriela Castilho
16 99349-5102
gabriela.castilho@bcw-global.com
Amanda Mendes
amanda.mendes@bcw-global.com