Iniciativa visa a redução da prevalência da obesidade e a incidência de diabetes tipo 2 no município

Campinas é a primeira cidade do Brasil a aderir à iniciativa

Programa Cities Changing Diabetes da Novo Nordisk já está presente em mais de 40 cidades pelo mundo*

A empresa global de saúde Novo Nordisk, a Prefeitura de Campinas, o Governo da Dinamarca e a Impact Hub lançam hoje, na sede do município, o Cities Changing Diabetes, programa público-privado que tem por objetivo fortalecer iniciativas de redução da prevalência da obesidade, visando também achatar a curva da incidência do diabetes tipo 2, em longo prazo, em Campinas.

“Estamos bem felizes em poder contribuir com Campinas, no ano do centenário da Novo Nordisk, seguindo nossa estratégia de responsabilidade social pautada em parcerias intersetoriais para promover cidades mais saudáveis para todos. Temos urgência para agir a favor da prevenção da obesidade e do diabetes tipo 2, e o objetivo do Cities Changing Diabetes é acelerar as ações locais conforme as prioridades de saúde do município. Somos parceiros do poder público no desenho e fortalecimento das ações que promovam hábitos e estilos de vida mais saudáveis”, diz Simone Tcherniakovsky, Diretora de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade da Novo Nordisk.

A prevalência de doenças crônicas, como o diabetes e a obesidade, tem crescido de forma alarmante no mundo todo, e muito desse impacto deve-se ao estilo de vida que as pessoas têm nas cidades em que vivem, especialmente nos centros urbanos. Estar com sobrepeso ou ter obesidade é um dos principais fatores de risco para o diabetes tipo 2. Segundo a Federação Internacional de Diabetes (IDF, sigla em inglês), são 537 milhões de pessoas com diabetes no mundo e 17 milhões de pessoas no Brasil, de acordo com o Vigitel. O cenário da obesidade também é impactante: são cerca de 764 milhões de pessoas no mundo com a doença, de acordo com o World Obesity Federation, e 25,9% da população no Brasil, alcançando 41,2 milhões de adultos, de acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS, 2020).

Em Campinas, há cerca de 71 mil pessoas com diabetes e a obesidade acomete cerca de 25,8% da população, com maior prevalência na faixa de renda de até um salário-mínimo1. A parceria estabelecida para o Cities Changing Diabetes surge neste contexto, a partir da intenção da Novo Nordisk de implementar em uma cidade brasileira o programa que já está presente em mais de 40 cidades do mundo*.

Em seu primeiro ano de implementação, o programa tem o objetivo de promover a participação e engajamento intersetorial de diferentes Secretarias da Prefeitura de Campinas e os demais parceiros em soluções para a prevenção da obesidade, por meio de uma intervenção que será testada em formato piloto, e será avaliada a partir de seus resultados e aprendizados.

A Novo Nordisk reconhece que para vencer o diabetes não é suficiente atuar sobre o tratamento apenas. A obesidade, além de ser o principal fator de risco que pode ser alterado para o diabetes tipo 2, é também uma doença crônica e multifatorial, cuja prevenção passa pela adoção de estilo de vida saudável. Desta forma, é possível impactar profundamente o futuro da saúde coletiva e reduzir o custo social e econômico da doença para indivíduos e para a sociedade.

No evento de lançamento, estiveram presentes os representantes da Novo Nordisk, Prefeitura de Campinas, Embaixada da Dinamarca e Impact Hub, além de outros integrantes dessas organizações e demais participantes com interesse no tema. No evento, o Prefeito de Campinas assinou a “Declaração do Diabetes Urbano” ou “Urban Diabetes Declaration”, uma carta de compromissos que os municípios participantes do Cities Changing Diabetes assinam ao aderir ao programa e que define os cinco princípios que direcionam as ações: Promoção da Saúde, Equidade, Saúde em tudo, Engajamento Comunitário e Parcerias.

“É com grande orgulho que vemos a implementação do Cities Changing Diabetes em Campinas, se juntando as outras mais de 40 cidades ao redor do mundo após o seu início na Dinamarca. Essa colaboração soma-se a outras diversas iniciativas em saúde que o governo dinamarquês apoia no Brasil - desde digitalização à harmonização regulatória. Aplaudimos o trabalho da Novo Nordisk por essa iniciativa e no enfrentamento de diversos desafios em saúde, em especial no que se refere às condições crônicas, pautando pela colaboração e multidisciplinaridade, valores intrínsecos da cultura dinamarquesa”, diz Eva Pedersen, Embaixadora da Dinamarca no Brasil.

 

Referência:

1 ISACamp, 2014-2015

 

 

Sobre o Cities Changing Diabetes

O programa Cities Changing Diabetes é uma iniciativa da Novo Nordisk criada em 2014 em parceria com a University College Londres e o Centro de Diabetes Steno, em Copenhagen. Tratase de uma parceria público-privada cujo objetivo é abordar a prevenção do diabetes e da obesidade, junto a populações vulneráveis em áreas urbanas. Atualmente, o programa está presente em mais de 40 cidades* ao redor do mundo (onde vivem mais de 220 milhões de pessoas) e mais de 150 parceiros locais, incluindo comunidades de saúde, governos municipais, instituições acadêmicas, especialistas municipais e organizações da sociedade civil.

* África: Joanesburgo; América do Norte: Houston, Cidade do México, Merida, Mississauga e Filadélfia; América do Sul: Buenos Aires, Barranquilla e Bogotá; Ásia: Asahi, Beirute, Beijing, Chongping, Hangzhou, Jacarta, Koriyama, Seul, Xangai, Tianjin, Xiamen; e Europa: Aarhus, Bari, Berlim, Belgrado, Bolonha, Copenhagem, Gênova, Istambul, Kiev, Cracóvia, Leicester, Lisboa, Mainz, Malmö, Manchester, Milão, Madrid, Nápoles, Nurembergue, Roma, Estrasburgo, Turim, Veneza e Varsóvia;

 

 

Sobre a Novo Nordisk

A Novo Nordisk é uma empresa líder global em saúde, fundada em 1923 e com sede na Dinamarca. Nosso objetivo é impulsionar mudanças para derrotar o diabetes e outras doenças crônicas graves, como obesidade e doenças raras do sangue e endocrinológicas. Fazemos isso por meio de avanços científicos pioneiros, expandindo o acesso aos nossos medicamentos e trabalhando para prevenir e, em última análise, curar doenças. A Novo Nordisk emprega cerca de 53.000 pessoas em 80 países e comercializa seus produtos em cerca de 170 países. Para mais informações, visite www.novonordisk.com.br, Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube.