O que NÃO fazer?
Primeiramente, nenhum medicamento deve ser reaproveitado ou utilizado fora do prazo de validade.

Quando desejar descartar quaisquer medicamentos, é importante não colocá-los no lixo doméstico nem em pias e vasos sanitários. Busque um ponto de coleta para realizar o descarte corretamente.

O que fazer com a medicação utilizada ou vencida?
O descarte deve ser realizado em locais apropriados e não em lixeiras comuns e vasos sanitários. Isso porque muitos produtos e medicamentos podem conter substâncias químicas, que podem contaminar o meio ambiente e prejudicar a saúde (de pessoas, de animais, da água, do solo). 

Se você tiver em casa medicamentos em desuso ou vencidos, o correto é se dirigir a um ponto de coleta para descartar os resíduos corretamente. Esses pontos podem ser encontrados em farmácias, postos de saúde e hospitais.

Você pode consultar os pontos de coleta em farmácias de sua cidade nos links a seguir:
Descarte de medicamentos vencidos | Descarte consciente

LogMed - Logística Reversa de Medicamentos

Reciclaneta
Em 2021, iniciamos um projeto piloto de reciclagem das canetas de aplicação de medicamentos da Novo Nordisk utilizadas no tratamento de pacientes com diabetes.

O projeto Reciclaneta foi idealizado em parceria com o IEDE (Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia Luiz Capriglione), onde é realizada a coleta de canetas de medicação produzidas pela Novo Nordisk. No IEDE, os pacientes podem levar as canetas para descarte após o seu uso. De lá, elas são enviadas para separação e devido tratamento, até a reciclagem dos materiais em novos produtos.

O IEDE está localizado na R. Moncorvo Filho, 90 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, 20211-340.

A Novo Nordisk estuda agora a ampliação de novos pontos de coleta do projeto Reciclaneta, tomando como base os aprendizados com o projeto piloto no IEDE.

Caso tenha alguma dúvida adicional, você pode entrar em contato conosco por meio do Fale Conosco.

 

Agulhas

Como descartar: 

As agulhas devem ser descartadas, imediatamente após o uso, em um coletor apropriado para resíduos perfurocortantes, biológicos e químicos. O coletor é um recipiente rígido e inquebrável, com boca larga e tampa.

Onde adquirir:

O coletor pode ser retirado gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou adquirido em farmácias, lojas especializadas e casas cirúrgicas. Casas cirúrgicas são estabelecimentos que vendem materiais médicos e cirúrgicos, como equipamentos hospitalares, itens de cuidados pessoais e produtos para procedimentos médicos.

Onde armazenar: 

O coletor deve ser mantido em local seguro, longe das crianças e de animais domésticos.

Quando trocar: 

O coletor deve ser trocado por um novo quando o preenchimento atingir a linha pontilhada demarcada na embalagem - normalmente 2/3 do volume total do coletor. Nunca tente resgatar algo de dentro do coletor ou usar a embalagem para outro fim.

Onde entregar: 

Após fechar o coletor, coloque-o em uma sacola plástica, amarre as alças e armazene-o em uma outra sacola, mais resistente, para transportar com segurança. Faça a entrega na Unidade Básica de Saúde mais próxima. É importante lembrar que as agulhas não podem ser descartadas na farmácia.