Ao redor do mundo, milhões de pessoas com doenças crônicas dependem de canetas injetáveis. Uma vez utilizados, muitos desses dispositivos acabam em aterros sanitários ou são incinerados, desperdiçando toneladas de materiais valiosos que poderiam ser reciclados. À medida que o número de pessoas dependentes de nossas soluções aumenta, também aumenta nossa obrigação de ajudar a enfrentar algumas das questões ambientais relacionadas: mudanças climáticas, escassez de recursos, poluição – e resíduos plásticos. Globalmente, estamos encontrando novas maneiras de evitar o desperdício, transformando o plástico em algo útil novamente por meio do programa ReMed™.

No Brasil, o programa de circularidade de canetas injetáveis pós consumo da Novo Nordisk se chama Reciclaneta.

Você, paciente da Novo Nordisk e usuário das canetas injetáveis, poderá retornar as canetas pós consumo em um dos pontos de entrega voluntária disponíveis.

Veja onde estão os locais de ponto de entrega voluntária (PEV):

Mauá (SP):

  • UBS ZAIRA II: Av. Pres. Castelo Branco, 1975 – Jardim Zaira
  • UBS SÃO JOÃO: Av. Barão de Mauá, 4050 – São João
  • UBS MAGINI: R. David Boscariol, 38 – Vila Magini

Rio de Janeiro (RJ):

  • Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia Luiz Capriglione (IEDE): R. Moncorvo Filho, 90 – Centro

Estamos trabalhando na expansão dos pontos de entrega para alcançar mais pacientes e ampliar os impactos positivos do programa.

Para participar, o primeiro passo é preparar o material para devolução. Para isto, você deve retirar em um dos pontos de entrega voluntária o kit de reciclagem para retorno das canetas e seguir as etapas abaixo:

As canetas injetáveis pós consumo poderão ser descartadas em coletores disponíveis em farmácias que possuem implementada a logística reversa de medicamentos.

Você pode consultar os pontos de coleta em farmácias de sua cidade nos links a seguir:

Descarte de medicamentos vencidos | Descarte consciente

LogMed - Logística Reversa de Medicamentos

As agulhas deverão ser segregadas e acondicionadas em recipiente rígido e entregues em UBS. Enquanto bulas e caixas podem ser descartados em coletores de lixo reciclável.

Os pilotos locais do ReMed™ estão atualmente disponíveis em cinco países - e estamos apenas começando. Além do Brasil, os programas ReMed™ estão atualmente disponíveis em: França, Italia, Japão, Alemanha, Inglaterra e Dinamarca.

Acesse a estratégia global do programa em: https://www.novonordisk.com/sustainable-business/zero-environmental-impact/recycling-used-devices.html

Muitos produtos e medicamentos podem conter substâncias químicas capazes de contaminar o meio ambiente e prejudicar a saúde (de pessoas, de animais, da água e do solo). Por isso, as canetas injetáveis devem ser descartadas em coletores apropriados do Programa Reciclaneta.

Veja onde estão os locais de ponto de entrega voluntária (PEV):

Mauá (SP):

  • UBS ZAIRA II: Av. Pres. Castelo Branco, 1975 – Jardim Zaira
  • UBS SÃO JOÃO: Av. Barão de Mauá, 4050 – São João
  • UBS MAGINI: R. David Boscariol, 38 – Vila Magini

Rio de Janeiro (RJ):

  • Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia Luiz Capriglione (IEDE): R. Moncorvo Filho, 90 – Centro

Também é possível utilizar coletores de medicamentos disponíveis em farmácias. Você pode consultar os pontos de coleta em farmácias de sua cidade nos links a seguir:

Descarte de medicamentos vencidos | Descarte consciente

LogMed - Logística Reversa de Medicamentos

As agulhas devem ser descartadas, imediatamente após o uso, em um coletor apropriado para resíduos perfurocortantes, biológicos e químicos. O coletor é um recipiente rígido e inquebrável, com boca larga e tampa. O coletor deve ser mantido em local seguro, longe das crianças e de animais domésticos. O coletor deve ser trocado por um novo quando o preenchimento atingir a linha pontilhada demarcada na embalagem – normalmente 2/3 do volume total do coletor. Nunca tente resgatar algo de dentro do coletor ou usar a embalagem para outro fim. Após fechar o coletor, coloque-o em uma sacola plástica, amarre as alças e armazene-o em uma outra sacola, mais resistente, para transportar com segurança. Faça a entrega na Unidade Básica de Saúde mais próxima.  É importante lembrar que as agulhas não podem ser descartadas junto com as canetas, nos coletores ou em farmácias.

Podem ser descartadas nos coletores do Reciclaneta apenas canetas da Novo Nordisk, com exceção de medicamentos de hormônios de crescimento (Norditropin). As canetas deverão ser retornadas sem agulhas e com tampa.

Depois que uma caneta injetável pós consumo é devolvida, ela é transportada para nosso parceiro responsável pelo tratamento e reciclagem. Após o processo, os materiais que compõe a caneta são reciclados e se transformam em diferentes materiais.

Os programas de logística reversa de medicamentos foram implementados com o objetivo de coletar medicamentos e embalagens para destinos apropriados, reduzindo significativamente a poluição ambiental e protegendo os ecossistemas, enquanto evita a contaminação de águas e do solo, em conformidade ao Decreto 10.388/20. A Novo Nordisk aderiu a dois programas para promover essa prática. Os programas Descarte Consciente e o LogMed, implantam pontos de coleta em farmácias, permitindo que a população descarte corretamente seus medicamentos. Já o Reciclaneta é um programa inovador de circularidade da Novo Nordisk, específico para as canetas injetáveis pós consumo, com o objetivo de transformar o plástico em novos objetos.

Sim, ReMed™ é o nome do programa global abrangente, agora utilizado para descrever todas as iniciativas-piloto de devolução na Novo Nordisk.

À medida que o número de pessoas dependentes de nossas soluções aumenta, também aumenta nossa obrigação de ajudar a enfrentar algumas das questões ambientais relacionadas: mudanças climáticas, escassez de recursos, poluição – e resíduos plásticos.  Globalmente, estamos encontrando novas maneiras de evitar o desperdício, transformando o plástico em algo útil novamente por meio do programa ReMed™.

Em todo o mundo, milhões de pessoas com doenças crônicas dependem de canetas injetáveis. Uma vez usadas, muitas das canetas injetáveis acabam em aterros sanitários ou são incineradas, desperdiçando toneladas de materiais valiosos que poderiam ser reciclados. É por isso que, como parte de nossa estratégia ambiental mais ampla, estamos encontrando maneiras de evitar o desperdício, transformando-o em outros produtos.