Dezembro, 2024

Como fornecedora responsável e sempre preocupada com a saúde e segurança de seus pacientes, a Novo Nordisk informa que, devido à uma demanda acima do esperado, o produto Saxenda® (liraglutida) passará por um período de disponibilidade intermitente em alguns locais onde é atualmente comercializado.

Esta intermitência impactará a apresentação de 6 mg/mL de Saxenda® (liraglutida) durante o primeiro trimestre de 2025.

A Novo Nordisk enfatiza que não há problemas de qualidade, segurança e eficácia com Saxenda® (liraglutida) e que a empresa priorizará as comunicações às comunidades médicas para que possam minimizar os possíveis impactos durante o tratamento dos pacientes.

Lamentamos possíveis impactos aos pacientes e recomendamos que consultem seus médicos para que eles possam analisar alternativas terapêuticas.

Em caso de dúvidas ou informações adicionais, o SAC Novo Nordisk Brasil está à disposição pelo telefone 0800 014 44 88 (ligação gratuita) de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou pelo e-mail sac.br@novonordisk.com.

Baixar o PDF

Agosto, 2024

A Novo Nordisk, reafirmando seu compromisso de transparência com seus pacientes, informa que a partir de 1º de setembro de 2024, não serão aceitos cadastros no programa NovoDia para novos pacientes de Saxenda® (Liraglutida) e a partir de 1º de março de 2025, Saxenda® (Liraglutida) não fará mais parte do programa.

Além disso, para garantir a quantidade necessária para o tratamento contínuo dos pacientes ativos, de setembro de 2024 a março de 2025, a compra de Saxenda® será limitada a 3 caixas, por mês, por paciente, por meio do programa NovoDia. Essa mudança é necessária para que seja possível dar continuidade ao tratamento de pacientes ativos, bem como aos benefícios e estoque dos novos medicamentos que chegam ao mercado, ainda mais modernos e que proporcionam mais conforto e qualidade de vida para os pacientes.

Em caso de dúvidas ou informações adicionais, o SAC Novo Nordisk Brasil está à disposição pelo telefone 0800 014 44 88 (ligação gratuita) nos dias úteis, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou pelo e-mail sac.br@novonordisk.com.

Baixar pdf

Dezembro, 2024

O propósito da Novo Nordisk é impulsionar mudanças para derrotar doenças crônicas graves com base em nosso legado centenário no tratamento do diabetes. Fazemos isso ao liderar avanços científicos, expandir o acesso aos nossos medicamentos e trabalhar para prevenir e, até mesmo, curar doenças.

Nos últimos anos, a Novo Nordisk vem lidando com desafios significativos em sua cadeia de suprimentos. Ao mesmo tempo, há um aumento contínuo no número de pessoas vivendo com doenças crônicas graves que dependem de nossos tratamentos. Dados da pesquisa Vigitel Brasil 2023, por exemplo, estimam que 10,2% da população brasileira tem diabetes, ou seja, cerca de 20 milhões de pessoas, o que representa um aumento em relação a 2021, quando a taxa era de 9,1%.

Dentro deste cenário, informamos que seguiremos com uma redução na disponibilidade de dois medicamentos no mercado privado brasileiro, com impacto no Programa Farmácia Popular: Novolin® R (insulina regular) e Novolin® N (insulina NPH), ambos em frascos. Esta intermitência ocorreu durante o segundo semestre de 2024 e seguirá durante o ano de 2025.

Durante esse período, pacientes do mercado privado podem buscar alternativas terapêuticas conforme orientação médica. Já usuários do programa Farmácia Popular podem verificar a disponibilidade dos medicamentos nas unidades de saúde pública de sua região, seguindo as regras locais de fornecimento e dispensação.

A Novo Nordisk reforça que essa redução na disponibilidade no mercado privado não está relacionada a nenhum problema de qualidade ou segurança do produto e que seguirá trabalhando em estreita colaboração com as autoridades de saúde brasileira.

Esta intermitência, focada em insulinas humanas em frascos no mercado privado, não possui relação com a dispensação de insulinas humanas em canetas realizada pelo Ministério da Saúde via Sistema Único de Saúde (SUS). A Novo Nordisk segue honrando, como sempre fez, os contratos assinados com os governos federal, estaduais e municipais do Brasil, entregando insulina nas quantidades acordadas e dentro dos prazos estabelecidos. Um sinal de nossos esforços contínuos e compromisso com os brasileiros e com o SUS foi a antecipação para 2024 de parte da entrega de insulina humana em canetas programadas para 2025, a pedido do próprio Ministério da Saúde.

Lamentamos os impactos desta situação, reconhecemos nossa responsabilidade em fornecer cuidados e melhorar a qualidade de vida das pessoas com diabetes, e seguiremos em busca da previsibilidade e do fornecimento adequado de produtos a todos os que deles dependem. Os constantes investimentos na otimização e expansão de produção em nível global evidenciam o compromisso da Novo Nordisk em continuar atendendo cada vez mais pacientes com doenças crônicas.

Para qualquer dúvida, o SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) da Novo Nordisk está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone 0800 014 44 88 ou pelo e-mail sac.br@novonordisk.com.

Baixar o PDF

Novembro, 2024

Como fornecedora responsável e sempre preocupada com a saúde e segurança de seus pacientes, a Novo Nordisk comunica a normalização no abastecimento de NovoSeven® (alfaeptacogue ativado) 1 mg, 2 mg e 5 mg no mercado brasileiro desde 31 de outubro de 2024.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) foi comunicada a respeito dessa situação em 31/10/2024, conforme requerido na legislação vigente.

Mais informações, como pontos de venda e distribuidores com disponibilidade NovoSeven®, podem ser obtidas com o SAC da Novo Nordisk pelo telefone 0800 014 44 88 ou pelo e-mail sac.br@novonordisk.com.

Baixar o PDF

São Paulo, 22 de outubro de 2024 – A Novo Nordisk, líder global em saúde, informa que foram identificados casos de falsificação de Ozempic® na cidade do Rio de Janeiro (RJ). Há indícios de que canetas de insulina Fiasp® FlexTouch® foram readesivadas com rótulos de Ozempic® do lote NP5K174 possivelmente retirados indevidamente de canetas originais do medicamento – a Novo Nordisk não pode garantir que etiquetas de Ozempic® com números de outros lotes não tenham sido igualmente utilizadas em casos semelhantes de falsificação. Há relatos também de casos isolados em Brasília (DF), Anápolis (GO), Curitiba (PR), Belo Horizonte (MG) e Paty do Alferes (RJ).

A empresa reitera seu compromisso com a segurança dos pacientes e, em função dessa ação criminosa, recomenda que qualquer pessoa que tenha adquirido Ozempic® 1mg atente-se aos detalhes da caneta antes da aplicação

A caneta de Ozempic® é de cor azul clara, com o botão de aplicação cinza. Já canetas de insulina Fiasp® são azuis escura, com botão laranja

Para se proteger de casos de falsificação, na hora da compra, desconfie sempre de: 

  • Sites e canais não licenciados pela Anvisa para comercialização de medicamentos e que usam os nomes das marcas e/ou adotam aplicativos de vendas e redes sociais para ofertar os produtos; 
  • Embalagem do medicamento rasurada ou visivelmente alterada, em idioma estrangeiro, com aparência farmacêutica (apresentação) diferente da registrada e com informações incorretas sobre o produto – Ozempic® 1mg é vendido apenas em canetas pré-preenchidas injetáveis;
  • Preços muito abaixo dos aprovados pelo governo (todos os produtos Novo Nordisk seguem a tabela da CMED, órgão federal que regulamenta o preço dos medicamentos no país).
  • Adesivos e indicações de “nova fórmula” ou informações semelhantes – a Novo Nordisk não lançou nenhuma nova fórmula de Ozempic® desde sua chegada ao mercado, em 2019. 
  • Canetas de Ozempic® 1mg com numerações no seletor de dose diferentes de 0mg e 1mg

A companhia reconhece a gravidade da situação e esclarece que está em contato e colaborando com as autoridades competentes, para contribuir com a investigação dos fatos. 

Além disso, a empresa mantém um canal aberto e proativo de comunicação com sua rede de distribuição para informar sobre o ocorrido, além de responder prontamente a todas as demandas que recebe de seus diferentes públicos, como imprensa, médicos, hospitais, pacientes e organizações em geral.

Quando contatada pelo SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) e autorizada pelo paciente, a Novo Nordisk coleta amostras das canetas e encaminha para análise em seu laboratório central, na Dinamarca, que emite um laudo sobre seu conteúdo e a devida confirmação da falsificação. 

A Novo Nordisk já notificou a ANVISA sobre os casos, cumprindo os requisitos de farmacovigilância, e tem acompanhado atentamente todos os casos relatados em seus canais, na imprensa e em redes sociais, dentro de um plano de gerenciamento e minimização de riscos implementado pela companhia.

Em caso de dúvidas sobre os pontos de vendas ou mesmo sobre o medicamento adquirido, os pacientes podem acessar o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da Novo Nordisk Brasil, de segunda a sextafeira, das 8h às 17h, pelo telefone 0800 014 44 88, ou 24 horas pelo e-mail: sac.br@novonordisk.com

Baixar o PDF

Setembro, 2024

A Novo Nordisk respeitosamente vem informar que está em processo de descontinuação da produção e comercialização do medicamento Victoza®, conforme informado previamente às autoridades sanitárias. O encerramento definitivo da comercialização do medicamento está previsto para o último trimestre de 2025. Esta é uma decisão global que afeta todos os países onde a Novo Nordisk opera, inclusive o Brasil.

Cabe ressaltar que até lá o fornecimento se manterá inalterado e as unidades disponíveis para venda ou em posse dos pacientes ao longo deste processo poderão ser consumidas normalmente, até sua data de vencimento, contando com a segurança garantida pela empresa.

Seguindo o compromisso de continuar proporcionando mais conforto e qualidade de vida para as pessoas com diabetes, a Novo Nordisk investe amplamente em pesquisa e desenvolvimento de alternativas terapêuticas inovadoras para viabilizar a continuidade e a melhoria de seu tratamento, e recomenda aos pacientes que procurem seu médico para as devidas orientações e tranquila transição entre medicamentos.

Em caso de dúvidas ou informações adicionais, o SAC Novo Nordisk Brasil está à disposição pelo telefone 0800 014 44 88 (ligação gratuita) de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou pelo e-mail sac.br@novonordisk.com

Baixar o PDF

Setembro, 2024

Informamos que o princípio ativo semaglutida não foi desenvolvido, em nenhum lugar do mundo, para uso em formato injetável em frascos, em cápsulas orais, pellets absorvíveis, fitas ou chip, conforme tem sido divulgado e associado erroneamente aos medicamentos da Novo Nordisk.

A Novo Nordisk desconhece a origem das matérias-primas e a forma de fabricação desses produtos. Ademais, a companhia é detentora da patente do princípio ativo semaglutida, de forma exclusiva, até pelo menos o ano de 2026. Assim, não fornecemos ou autorizamos o fornecimento de semaglutida a nenhuma farmácia de manipulação ou outra fabricante.

A Novo Nordisk ressalta que a importação, manipulação, fabricação e comercialização dos medicamentos e princípios ativos registrados pela companhia no Brasil que não sejam nas apresentações originais são consideradas irregulares. De acordo com a Anvisa, medicamentos irregulares não oferecem garantias de eficácia, segurança e qualidade exigidas para produtos sob vigilância sanitária, podendo representar risco de dano e ameaça à saúde.

A substância semaglutida é um receptor químico do peptídeo semelhante ao glucagon (GLP-1) e seu uso foi aprovado pelos órgãos reguladores somente nos formatos a seguir: 

  • Ozempic® (semaglutida injetável 0,25 mg, 0,5mg e 1mg), em sistema de aplicação preenchido, multidose e descartável: indicado para o tratamento de adultos com diabetes tipo 2, insuficientemente controlada
  • Rybelsus® (semaglutida oral em comprimidos de 3 mg, 7 mg e 14 mg): indicado para o tratamento de adultos com diabetes mellitus tipo 2 inadequadamente controlado e para melhora do controle glicêmico
  • Wegovy® (semaglutida injetável 0,25 mg, 0,5mg, 1mg, 1,7mg e 2,4mg) em sistema de aplicação preenchido, multidose e descartável: indicado para adultos e adolescentes acima de 12 anos que vivem com obesidade ou com sobrepeso com pelo menos uma comorbidade relacionada ao peso.

Consulte sempre um médico para saber a melhor opção de tratamento para você.

Os medicamentos da Novo Nordisk que têm como princípio ativo a semaglutida foram estudados e devidamente testados para o tratamento seguro de populações e patologias específicas. Portanto, sua segurança está garantida apenas quando as moléculas registradas junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) são utilizadas conforme as indicações de uso apresentadas em bula.

Adicionalmente, a Novo Nordisk conta com processos definidos para captura de notificações de roubo de produto e suspeita de falsificação (incluindo suspeita de locais com venda ilegal do produto). Todos os casos recebidos são analisados e investigados para devida tratativa, inclusive em nível global.

Recomendamos sempre que pacientes comprem seus medicamentos apenas em farmácias devidamente licenciadas e que cumpram com todos os requerimentos sanitários exigidos pela Anvisa.

Na hora da compra, desconfie sempre de:

  • sites e canais não licenciados pela Anvisa para comercialização de medicamentos e que usam os nomes das marcas e/ou adotam aplicativos de vendas e redes sociais para ofertar os produtos;
  • embalagem do medicamento visivelmente alterada, em idioma estrangeiro, com aparência farmacêutica (apresentação) diferente da registrada e com informações incorretas sobre o produto;
  • preços muito abaixo dos aprovados pelo governo (todos os produtos Novo Nordisk seguem a tabela da CMED, órgão federal que regulamenta o preço dos medicamentos no país).

Em caso de dúvidas sobre os produtos da Novo Nordisk, profissionais de saúde e pacientes podem obter informações (inclusive sobre como reconhecer se o produto é legítimo) no site www.novonordisk.com.br, bem como entrar em contato através do Serviço de Atendimento ao Consumidor (0800 014 44 88 ou sac.br@novonordisk.com).

Baixar o PDF

Agosto, 2024

A Novo Nordisk, reafirmando seu compromisso de transparência com os pacientes, informa que a partir de 12 de agosto de 2024, retomará a possibilidade de novos cadastros no Programa de Suporte ao Paciente, NovoDia, para os pacientes em tratamento com Norditropin® FlexPro®.

Este retorno acontece após um cenário global de escassez do produto, decorrente de produção menor do que a prevista, por conta de intercorrências na implementação e operação de uma nova linha de envase na Dinamarca, de onde o produto é importado, não sendo resultado de questões de qualidade ou regulatórias.

O NovoDia é um programa de benefícios que oferece apoio aos pacientes membros, com suporte gratuito de profissionais da saúde e preço diferenciado na compra de medicamentos Novo Nordisk. Através do desconto do programa NovoDia, os pacientes de Norditropin® FlexPro® poderão adquirir a medicação ao custo de R$104/mg, dentro de um limite de compra mensal de até 7 canetas de cada apresentação por CPF cadastrado.

Norditropin® FlexPro® está disponívei em apresentações de 5mg, 10mg e 15mg, sendo que a apresentação de 5mg ainda poderá apresentar disponibilidade intermitente ao longo de 2024. O abastecimento das apresentações de 10 e 15mg está restabelecido no mercado.

A Novo Nordisk reforça que buscou a melhor alternativa possível para viabilizar o retorno do medicamento ao mercado. Esta é uma situação que levamos muito a sério e estamos trabalhando intensamente para resolvê-la o quanto antes.

Reforçamos que todas as decisões da Novo Nordisk são tomadas com base na programação de produção que recebemos das fábricas e colocam o paciente em primeiro lugar, visando dar continuidade ao tratamento.

Em caso de dúvidas ou informações adicionais, o SAC Novo Nordisk Brasil está à disposição pelo telefone 0800 014 44 88 (ligação gratuita) nos dias úteis, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou pelo e-mail sac.br@novonordisk.com.

Baixar pdf

Junho, 2024 

Como fornecedora responsável e sempre preocupada com a saúde e segurança de seus pacientes, a Novo Nordisk comunica que haverá disponibilidade intermitente da apresentação de Ozempic® 0,25m, 0,5mg e 1mg ao longo de 2024, devido à demanda maior que a prevista. Importante ressaltar que não há problemas de qualidade ou regulatórios com nenhuma das apresentações do produto.

A Novo Nordisk ressalta que dada a complexidade envolvida na cadeia de distribuição de medicamentos a nível nacional é esperado que o estoque do produto no mercado se restabeleça de forma gradual e não de imediato, uma vez que a disponibilização do medicamento compreende etapas que não podem ser aceleradas.

Mais informações, como pontos de venda com disponibilidade de Ozempic®, podem ser obtidas com o SAC da Novo Nordisk pelo telefone 0800 014 44 88 ou pelo e-mail sac.br@novonordisk.com.

Baixar o PDF

Maio, 2024

A Novo Nordisk respeitosamente vem informar que está avançando no processo de descontinuação da produção e comercialização do medicamento Levemir® (em sua versão FlexPen) no Brasil, conforme informado previamente às autoridades sanitárias e à comunidade.

Adicionalmente, informamos que poderá haver indisponibilidade do medicamento no mercado privado a partir da segunda quinzena de maio de 2024, devido aos desafios da cadeia global de suprimentos, conforme também já comunicado à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), atendendo a legislação vigente (RDC 18/2014).

Cabe ressaltar que todos os contratos já firmados com o poder público serão honrados nos prazos estabelecidos, e que todas as unidades disponíveis para venda ou em posse dos pacientes poderão ser utilizadas normalmente, até a data de vencimento.

A Novo Nordisk reitera que segue inovando e oferecendo um conjunto de terapias para o cuidado às pessoas com diabetes, fruto de investimentos contínuos em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias em saúde, que possibilitam a continuidade e a melhoria do tratamento para os usuários de Levemir®, através de alternativas terapêuticas inovadoras.

Em caso de dúvidas ou informações adicionais, o SAC Novo Nordisk Brasil está à disposição pelo telefone 0800 014 44 88 (ligação gratuita) de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou pelo e-mail sac.br@novonordisk.com.

Baixar o PDF

Abril, 2024

Como fornecedora responsável e sempre preocupada com a saúde e segurança de seus pacientes, a Novo Nordisk comunica a normalização no abastecimento de NovoRapid® FlexPen® X 1 caneta no mercado brasileiro desde 1o de abril de 2024.

A Novo Nordisk ressalta que dada a complexidade envolvida na cadeia de distribuição de medicamentos a nível nacional é esperado que o estoque do produto no mercado se restabeleça de forma gradual e não de imediato, uma vez que a disponibilização do medicamento compreende etapas que não podem ser aceleradas.

Mais informações, como pontos de venda e distribuidores com disponibilidade NovoRapid®, podem ser obtidas com o SAC da Novo Nordisk pelo telefone 0800 014 44 88 ou pelo email sac.br@novonordisk.com.

Baixar o PDF

Março, 2024

A Novo Nordisk, empresa líder global em saúde, diante do compromisso contínuo em garantir segurança e alta qualidade no tratamento a seus pacientes, informa que atualizou o tipo de agulha fornecida para aplicação do medicamento Ozempic® . Seguindo as normas regulatórias brasileiras, informamos à ANVISA que as agulhas Novofine® Plus disponibilizadas na embalagem de Ozempic® seriam substituídas por agulhas Novofine® . As primeiras caixas do produto que já apresentam essa mudança chegaram ao Brasil em janeiro de 2024.

É importante ressaltar que o cartucho, rótulo e caneta de Ozempic® não sofreram alterações, assim como sua prescrição.

A diferença entre os dois modelos se restringe apenas ao formato da agulha e da tampa, sem qualquer impacto na administração do medicamento ou no tratamento para o paciente. A Novo Nordisk recomenda aos profissionais de saúde e aos pacientes que leiam atentamente as informações fornecidas na bula e sigam as orientações de uso adequado para garantir o máximo benefício do tratamento.

A atualização foi realizada após uma cuidadosa avaliação e notificação prévia à ANVISA, assegurando que todos os requisitos regulatórios sejam integralmente atendidos.

Em caso de dúvidas sobre os produtos da Novo Nordisk, profissionais de saúde e pacientes podem obter informações (inclusive sobre como reconhecer se o produto é legítimo) no site www.novonordisk.com.br, bem como entrar em contato através do Serviço de Atendimento ao Consumidor (0800 014 44 88 ou sac.br@novonordisk.com). 

Baixar o PDF

Fevereiro, 2024

A Novo Nordisk, empresa líder global em saúde, informa que, a partir de março de 2024, o medicamento Tresiba Flextouch® passará a ser comercializado em embalagem com cinco canetas, e não mais uma unidade por embalagem. Posologia, instruções de uso e o valor do medicamento por caneta permanecerão os mesmos. A caixa com cinco unidades será vendida a R$ 740,00. Em casos de dúvidas, é recomendado que o paciente converse com seu médico. A decisão da mudança foi tomada após avaliação criteriosa para definir a melhor alternativa que trouxesse o menor impacto na jornada de tratamento dos pacientes. Priorizou-se garantir o fornecimento sem alterar o preço do produto unitário, visando uma programação do tratamento por um período maior e a redução nos riscos de abastecimento que afetam a cadeia global de suprimentos de medicamentos. 

Com este cenário desafiador, a Novo Nordisk adotou uma forma mais célere de distribuição do medicamento, por meio de uma linha de produção de 5 canetas ao invés de 1. A mudança visa aumentar a velocidade de produção do medicamento e se alinha a uma decisão operacional global da empresa, inclusive reduzindo seu impacto ambiental, com a diminuição considerável na utilização de papel em bulas e embalagens. A Novo Nordisk compreende que tal mudança impõe desafios, mas reforça que buscou, dentro de suas possibilidades, a alternativa de menor impacto para os pacientes. 

A companhia mantém o Novo Dia, programa de suporte ao paciente com condições de compra diferenciadas para todo o tratamento. Oferece também suporte por meio de equipe multidisciplinar, materiais educativos e outros benefícios sem custo para auxiliar na jornada de tratamento do diabetes. Para participar, basta se cadastrar no site do programa (Cadastro - Faça parte do Programa NovoDia e ganhe Vantagens). É necessário ter em mãos a prescrição (receita médica) e fornecer alguns dados pessoais (os quais serão processados de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais – LGPD).  

Usuários também podem consultar as regras e políticas de parcelamento oferecidas pelas redes de farmácias. 

O prazo de validade de Tresiba, antes do uso é de 30 meses, se armazenado sob refrigeração (temperatura entre 2 °C e 8 °C), distante do compartimento do congelador. É importante ressaltar que a abertura da caixa para retirada de uma caneta, não diminui o prazo de validade das demais presentes na caixa. 

Ao iniciar o uso da caneta, ela terá duração de até 56 dias, desde que armazenada corretamente em temperatura ambiente, abaixo de 30 °C ou sob refrigeração entre 2 °C e 8 °C.

A Novo Nordisk ressalta que dada a complexidade envolvida na cadeia de distribuição de medicamentos a nível nacional é esperado que o estoque do produto no mercado se restabeleça de forma gradual e não de imediato, uma vez que a disponibilização do medicamento compreende etapas que não podem ser aceleradas.

Pacientes podem ocasionalmente não encontrar Tresiba em algum ponto de venda por conta deste processo de mudança, mas a distribuição está normalizada e seguirá em março já na nova embalagem, com cinco unidades. Caso tenha dificuldades de encontrar o produto o SAC da Novo Nordisk poderá indicar distribuidores que possuem estoque.

Baixar o PDF

Janeiro, 2024

Como fornecedora responsável e sempre preocupada com a saúde e segurança de seus pacientes, a Novo Nordisk comunica que o fornecimento de GlucaGen® HypoKit está com a disponibilização normalizada no mercado brasileiro desde janeiro de 2024.

A Novo Nordisk ressalta que dada a complexidade envolvida na cadeia de distribuição de medicamentos a nível nacional é esperado que o estoque do produto no mercado se restabeleça de forma gradual e não de imediato, uma vez que a disponibilização do medicamento compreende etapas que não podem ser aceleradas.

Mais informações podem ser obtidas com o SAC da Novo Nordisk pelo telefone 0800 014 44 88 ou pelo e-mail sac.br@novonordisk.com.

Baixar o PDF