São Paulo, 22 de outubro de 2024 – A Novo Nordisk, líder global em saúde, informa que foram identificados casos de falsificação de Ozempic® na cidade do Rio de Janeiro (RJ). Há indícios de que canetas de insulina Fiasp® FlexTouch® foram readesivadas com rótulos de Ozempic® do lote NP5K174 possivelmente retirados indevidamente de canetas originais do medicamento – a Novo Nordisk não pode garantir que etiquetas de Ozempic® com números de outros lotes não tenham sido igualmente utilizadas em casos semelhantes de falsificação. Há relatos também de casos isolados em Brasília (DF), Anápolis (GO), Curitiba (PR), Belo Horizonte (MG) e Paty do Alferes (RJ).
A empresa reitera seu compromisso com a segurança dos pacientes e, em função dessa ação criminosa, recomenda que qualquer pessoa que tenha adquirido Ozempic® 1mg atente-se aos detalhes da caneta antes da aplicação
A caneta de Ozempic® é de cor azul clara, com o botão de aplicação cinza. Já canetas de insulina Fiasp® são azuis escura, com botão laranja
Para se proteger de casos de falsificação, na hora da compra, desconfie sempre de:
A companhia reconhece a gravidade da situação e esclarece que está em contato e colaborando com as autoridades competentes, para contribuir com a investigação dos fatos.
Além disso, a empresa mantém um canal aberto e proativo de comunicação com sua rede de distribuição para informar sobre o ocorrido, além de responder prontamente a todas as demandas que recebe de seus diferentes públicos, como imprensa, médicos, hospitais, pacientes e organizações em geral.
Quando contatada pelo SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) e autorizada pelo paciente, a Novo Nordisk coleta amostras das canetas e encaminha para análise em seu laboratório central, na Dinamarca, que emite um laudo sobre seu conteúdo e a devida confirmação da falsificação.
A Novo Nordisk já notificou a ANVISA sobre os casos, cumprindo os requisitos de farmacovigilância, e tem acompanhado atentamente todos os casos relatados em seus canais, na imprensa e em redes sociais, dentro de um plano de gerenciamento e minimização de riscos implementado pela companhia.
Em caso de dúvidas sobre os pontos de vendas ou mesmo sobre o medicamento adquirido, os pacientes podem acessar o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da Novo Nordisk Brasil, de segunda a sextafeira, das 8h às 17h, pelo telefone 0800 014 44 88, ou 24 horas pelo e-mail: sac.br@novonordisk.com.
Setembro, 2024
A Novo Nordisk respeitosamente vem informar que está em processo de descontinuação da produção e comercialização do medicamento Victoza®, conforme informado previamente às autoridades sanitárias. O encerramento definitivo da comercialização do medicamento está previsto para o último trimestre de 2025. Esta é uma decisão global que afeta todos os países onde a Novo Nordisk opera, inclusive o Brasil.
Cabe ressaltar que até lá o fornecimento se manterá inalterado e as unidades disponíveis para venda ou em posse dos pacientes ao longo deste processo poderão ser consumidas normalmente, até sua data de vencimento, contando com a segurança garantida pela empresa.
Seguindo o compromisso de continuar proporcionando mais conforto e qualidade de vida para as pessoas com diabetes, a Novo Nordisk investe amplamente em pesquisa e desenvolvimento de alternativas terapêuticas inovadoras para viabilizar a continuidade e a melhoria de seu tratamento, e recomenda aos pacientes que procurem seu médico para as devidas orientações e tranquila transição entre medicamentos.
Em caso de dúvidas ou informações adicionais, o SAC Novo Nordisk Brasil está à disposição pelo telefone 0800 014 44 88 (ligação gratuita) de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou pelo e-mail sac.br@novonordisk.com
Setembro, 2024
Informamos que o princípio ativo semaglutida não foi desenvolvido, em nenhum lugar do mundo, para uso em formato injetável em frascos, em cápsulas orais, pellets absorvíveis, fitas ou chip, conforme tem sido divulgado e associado erroneamente aos medicamentos da Novo Nordisk.
A Novo Nordisk desconhece a origem das matérias-primas e a forma de fabricação desses produtos. Ademais, a companhia é detentora da patente do princípio ativo semaglutida, de forma exclusiva, até pelo menos o ano de 2026. Assim, não fornecemos ou autorizamos o fornecimento de semaglutida a nenhuma farmácia de manipulação ou outra fabricante.
A Novo Nordisk ressalta que a importação, manipulação, fabricação e comercialização dos medicamentos e princípios ativos registrados pela companhia no Brasil que não sejam nas apresentações originais são consideradas irregulares. De acordo com a Anvisa, medicamentos irregulares não oferecem garantias de eficácia, segurança e qualidade exigidas para produtos sob vigilância sanitária, podendo representar risco de dano e ameaça à saúde.
A substância semaglutida é um receptor químico do peptídeo semelhante ao glucagon (GLP-1) e seu uso foi aprovado pelos órgãos reguladores somente nos formatos a seguir:
Consulte sempre um médico para saber a melhor opção de tratamento para você.
Os medicamentos da Novo Nordisk que têm como princípio ativo a semaglutida foram estudados e devidamente testados para o tratamento seguro de populações e patologias específicas. Portanto, sua segurança está garantida apenas quando as moléculas registradas junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) são utilizadas conforme as indicações de uso apresentadas em bula.
Adicionalmente, a Novo Nordisk conta com processos definidos para captura de notificações de roubo de produto e suspeita de falsificação (incluindo suspeita de locais com venda ilegal do produto). Todos os casos recebidos são analisados e investigados para devida tratativa, inclusive em nível global.
Recomendamos sempre que pacientes comprem seus medicamentos apenas em farmácias devidamente licenciadas e que cumpram com todos os requerimentos sanitários exigidos pela Anvisa.
Na hora da compra, desconfie sempre de:
Em caso de dúvidas sobre os produtos da Novo Nordisk, profissionais
de saúde e pacientes podem obter informações (inclusive sobre como
reconhecer se o produto é legítimo) no site www.novonordisk.com.br, bem
como entrar em contato através do Serviço de Atendimento ao Consumidor
(0800 014 44 88 ou sac.br@novonordisk.com).
Agosto, 2024
A Novo Nordisk, reafirmando seu compromisso de transparência com os pacientes, informa que a partir de 12 de agosto de 2024, retomará a possibilidade de novos cadastros no Programa de Suporte ao Paciente, NovoDia, para os pacientes em tratamento com Norditropin® FlexPro®.
Este retorno acontece após um cenário global de escassez do produto, decorrente de produção menor do que a prevista, por conta de intercorrências na implementação e operação de uma nova linha de envase na Dinamarca, de onde o produto é importado, não sendo resultado de questões de qualidade ou regulatórias.
O NovoDia é um programa de benefícios que oferece apoio aos pacientes membros, com suporte gratuito de profissionais da saúde e preço diferenciado na compra de medicamentos Novo Nordisk. Através do desconto do programa NovoDia, os pacientes de Norditropin® FlexPro® poderão adquirir a medicação ao custo de R$104/mg, dentro de um limite de compra mensal de até 7 canetas de cada apresentação por CPF cadastrado.
Norditropin® FlexPro® está disponívei em apresentações de 5mg, 10mg e 15mg, sendo que a apresentação de 5mg ainda poderá apresentar disponibilidade intermitente ao longo de 2024. O abastecimento das apresentações de 10 e 15mg está restabelecido no mercado.
A Novo Nordisk reforça que buscou a melhor alternativa possível para viabilizar o retorno do medicamento ao mercado. Esta é uma situação que levamos muito a sério e estamos trabalhando intensamente para resolvê-la o quanto antes.
Reforçamos que todas as decisões da Novo Nordisk são tomadas com base na programação de produção que recebemos das fábricas e colocam o paciente em primeiro lugar, visando dar continuidade ao tratamento.
Em caso de dúvidas ou informações adicionais, o SAC Novo Nordisk Brasil está à disposição pelo telefone 0800 014 44 88 (ligação gratuita) nos dias úteis, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou pelo e-mail sac.br@novonordisk.com.
Agosto, 2024
A Novo Nordisk, reafirmando seu compromisso de transparência com seus pacientes, informa que a partir de 1º de setembro de 2024, não serão aceitos cadastros no programa NovoDia para novos pacientes de Saxenda® (Liraglutida) e a partir de 1º de março de 2025, Saxenda® (Liraglutida) não fará mais parte do programa.
Além disso, para garantir a quantidade necessária para o tratamento
contínuo dos pacientes ativos, de setembro de 2024 a março de 2025, a
compra de Saxenda® será limitada a 3 caixas, por mês, por paciente,
por meio do programa NovoDia. Essa mudança é necessária para que seja
possível dar continuidade ao tratamento de pacientes ativos, bem como
aos benefícios e estoque dos novos medicamentos que chegam ao mercado,
ainda mais modernos e que proporcionam mais conforto e qualidade de
vida para os pacientes.
Em caso de dúvidas ou informações adicionais, o SAC Novo Nordisk
Brasil está à disposição pelo telefone 0800 014 44 88 (ligação
gratuita) nos dias úteis, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou
pelo e-mail sac.br@novonordisk.com.
Julho, 2024
Em meio aos desafios globais na cadeia de abastecimento de medicamentos, a Novo Nordisk está comprometida em garantir a continuidade do tratamento para pessoas com hemofilia, inclusive no Brasil. Embora estejamos priorizando nossas obrigações contratuais existentes para pacientes em terapia com NovoSeven® 1 mg e 2 mg, problemas de fabricação não relacionados à segurança do medicamento e atrasos no processo de embalagem, bem como restrições de capacidade, causarão escassez intermitente de NovoSeven® 1 mg e 2 mg ao longo de 2024.
Nosso foco é minimizar o impacto para os pacientes que usam nossos produtos, trabalhando em estreita colaboração com as autoridades de saúde locais, de acordo com os requisitos regulatórios locais, e informando prontamente as comunidades médica e de pacientes sobre a situação, conforme as regulamentações locais. Compreendemos a preocupação significativa que essa situação pode causar aos pacientes, suas famílias e profissionais de saúde. Estamos comprometidos em continuar nosso apoio à comunidade de pacientes e garantir a disponibilidade dessas terapias essenciais.
Durante o período de escassez do medicamento, os pacientes afetados poderão buscar alternativas terapêuticas, de acordo com o aconselhamento médico. Além disso, o SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente) da Novo Nordisk está disponível em dias úteis, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone 0800 014 44 88 ou por e-mail: sac.br@novonordisk.com.
A prioridade da Novo Nordisk é cuidar da saúde e do bem-estar de todos aqueles que confiam e dependem de seus produtos, a companhia seguirá trabalhando para oferecer cuidados adequados às pessoas com hemofilia e garantir a continuidade e melhoria de seu tratamento.
Junho, 2024
Como fornecedora responsável e sempre
preocupada com a saúde e segurança de seus pacientes, a Novo Nordisk
comunica que haverá disponibilidade intermitente da apresentação
de Ozempic® 0,25m, 0,5mg e 1mg ao longo de 2024, devido à demanda
maior que a prevista. Importante ressaltar que não há problemas de
qualidade ou regulatórios com nenhuma das apresentações do produto.
A Novo Nordisk ressalta que dada a complexidade envolvida na cadeia de distribuição de medicamentos a nível nacional é esperado que o estoque do produto no mercado se restabeleça de forma gradual e não de imediato, uma vez que a disponibilização do medicamento compreende etapas que não podem ser aceleradas.
Mais informações, como pontos de venda com disponibilidade de Ozempic®, podem ser obtidas com o SAC da Novo Nordisk pelo telefone 0800 014 44 88 ou pelo e-mail sac.br@novonordisk.com.
Maio, 2024
Tendo em vista os desafios globais na cadeia de suprimentos de medicamentos, que afeta diretamente o abastecimento de insulinas em todo o mundo, a Novo Nordisk tem dedicado esforços para garantir a manutenção do tratamento aos pacientes com diabetes em mais de 170 países, incluindo o Brasil.
Num mercado com cada vez menos fornecedores de insulina, a companhia está aumentando a sua capacidade de produção por meio da ampliação de todas as suas fábricas ao redor do mundo e realiza a modernização de suas linhas de produção, ao mesmo tempo em que mantém investimentos significativos em pesquisa e desenvolvimento, e busca expandir o seu portfólio de insulinas através de ofertas inovadoras.
Para garantir eficiência e abrir espaço de produção, a Novo Nordisk tem realizado diversas mudanças em seu portfólio, com o objetivo de reduzir os impactos para os pacientes com diabetes. Essas mudanças visam uma programação do tratamento por um período maior e a redução nos riscos de desabastecimento.
Diante deste cenário desafiador, a companhia comunica que, a partir do mês de julho, haverá indisponibilidade no fornecimento, via farmácia popular e redes de farmácias, para os medicamentos Novolin® R (insulina regular) e Novolin® N (insulina NPH, de ação prolongada), ambos com apresentação em frasco, com previsão de perdurar pelo segundo semestre de 2024. É importante destacar que esta restrição não tem relação com qualquer problema de qualidade ou segurança do produto.
Durante o período de escassez deste medicamento, os pacientes afetados poderão buscar alternativas terapêuticas, de acordo com orientação médica. Além disso, o SAC da Novo Nordisk fica disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone 0800 014 44 88 ou pelo e-mail sac.br@novonordisk.com.
A Novo Nordisk tem como prioridade o cuidado com a saúde e o bemestar de todos aqueles que confiam e dependem de seus produtos e se mantém trabalhando para oferecer o cuidado adequado às pessoas com diabetes e possibilitar a continuidade e a melhoria de seu tratamento.
Maio, 2024
A Novo Nordisk respeitosamente vem informar
que está avançando no processo de descontinuação da produção e
comercialização do medicamento Levemir® (em sua versão FlexPen) no
Brasil, conforme informado previamente às autoridades sanitárias e à comunidade.
Adicionalmente, informamos que poderá haver indisponibilidade do medicamento no mercado privado a partir da segunda quinzena de maio de 2024, devido aos desafios da cadeia global de suprimentos, conforme também já comunicado à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), atendendo a legislação vigente (RDC 18/2014).
Cabe ressaltar que todos os contratos já firmados com o poder público serão honrados nos prazos estabelecidos, e que todas as unidades disponíveis para venda ou em posse dos pacientes poderão ser utilizadas normalmente, até a data de vencimento.
A Novo Nordisk reitera que segue inovando e oferecendo um conjunto de terapias para o cuidado às pessoas com diabetes, fruto de investimentos contínuos em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias em saúde, que possibilitam a continuidade e a melhoria do tratamento para os usuários de Levemir®, através de alternativas terapêuticas inovadoras.
Em caso de dúvidas ou informações adicionais, o SAC Novo Nordisk Brasil está à disposição pelo telefone 0800 014 44 88 (ligação gratuita) de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou pelo e-mail sac.br@novonordisk.com.
Abril, 2024
Como fornecedora responsável e sempre preocupada com a saúde e segurança de seus pacientes, a Novo Nordisk comunica a normalização no abastecimento de NovoRapid® FlexPen® X 1 caneta no mercado brasileiro desde 1o de abril de 2024.
A Novo Nordisk ressalta que dada a complexidade envolvida na cadeia de distribuição de medicamentos a nível nacional é esperado que o estoque do produto no mercado se restabeleça de forma gradual e não de imediato, uma vez que a disponibilização do medicamento compreende etapas que não podem ser aceleradas.
Mais informações, como pontos de venda e distribuidores com
disponibilidade NovoRapid®, podem ser obtidas com o SAC da Novo
Nordisk pelo telefone 0800 014 44 88 ou pelo email sac.br@novonordisk.com.
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Março, 2024
A Novo Nordisk, empresa líder global em
saúde, diante do compromisso contínuo em garantir segurança e alta
qualidade no tratamento a seus pacientes, informa que atualizou o tipo
de agulha fornecida para aplicação do medicamento Ozempic® . Seguindo
as normas regulatórias brasileiras, informamos à ANVISA que as agulhas
Novofine® Plus disponibilizadas na embalagem de Ozempic® seriam
substituídas por agulhas Novofine® . As primeiras caixas do produto
que já apresentam essa mudança chegaram ao Brasil em janeiro de 2024.
É importante ressaltar que o cartucho, rótulo e caneta de Ozempic® não sofreram alterações, assim como sua prescrição.
A diferença entre os dois modelos se restringe apenas ao formato da agulha e da tampa, sem qualquer impacto na administração do medicamento ou no tratamento para o paciente. A Novo Nordisk recomenda aos profissionais de saúde e aos pacientes que leiam atentamente as informações fornecidas na bula e sigam as orientações de uso adequado para garantir o máximo benefício do tratamento.
A atualização foi realizada após uma cuidadosa avaliação e notificação prévia à ANVISA, assegurando que todos os requisitos regulatórios sejam integralmente atendidos.
Em caso de dúvidas sobre os produtos da Novo Nordisk, profissionais de saúde e pacientes podem obter informações (inclusive sobre como reconhecer se o produto é legítimo) no site www.novonordisk.com.br, bem como entrar em contato através do Serviço de Atendimento ao Consumidor (0800 014 44 88 ou sac.br@novonordisk.com).
Fevereiro, 2024
A Novo Nordisk, empresa líder global em
saúde, informa que, a partir de março de 2024, o medicamento Tresiba
Flextouch® passará a ser comercializado em embalagem com cinco
canetas, e não mais uma unidade por embalagem. Posologia, instruções
de uso e o valor do medicamento por caneta permanecerão os mesmos. A
caixa com cinco unidades será vendida a R$ 740,00. Em casos de
dúvidas, é recomendado que o paciente converse com seu médico. A
decisão da mudança foi tomada após avaliação criteriosa para definir a
melhor alternativa que trouxesse o menor impacto na jornada de
tratamento dos pacientes. Priorizou-se garantir o fornecimento sem
alterar o preço do produto unitário, visando uma programação do
tratamento por um período maior e a redução nos riscos de
abastecimento que afetam a cadeia global de suprimentos de
medicamentos.
Com este cenário desafiador, a Novo
Nordisk adotou uma forma mais célere de distribuição do medicamento,
por meio de uma linha de produção de 5 canetas ao invés de 1. A
mudança visa aumentar a velocidade de produção do medicamento e se
alinha a uma decisão operacional global da empresa, inclusive
reduzindo seu impacto ambiental, com a diminuição considerável na
utilização de papel em bulas e embalagens. A Novo Nordisk compreende
que tal mudança impõe desafios, mas reforça que buscou, dentro de suas
possibilidades, a alternativa de menor impacto para os
pacientes.
A companhia mantém o Novo Dia, programa de
suporte ao paciente com condições de compra diferenciadas para todo o
tratamento. Oferece também suporte por meio de equipe
multidisciplinar, materiais educativos e outros benefícios sem custo
para auxiliar na jornada de tratamento do diabetes. Para participar,
basta se cadastrar no
site do programa (Cadastro - Faça parte do Programa NovoDia e
ganhe Vantagens). É necessário ter em mãos a prescrição (receita
médica) e fornecer alguns dados pessoais (os quais serão processados
de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais –
LGPD).
Usuários também podem consultar as regras e
políticas de parcelamento oferecidas pelas redes de farmácias.
O prazo de validade de Tresiba, antes do uso é de 30 meses, se
armazenado sob refrigeração (temperatura entre 2 °C e 8 °C), distante
do compartimento do congelador. É importante ressaltar que a abertura
da caixa para retirada de uma caneta, não diminui o prazo de validade
das demais presentes na caixa.
Ao iniciar o uso da
caneta, ela terá duração de até 56 dias, desde que armazenada
corretamente em temperatura ambiente, abaixo de 30 °C ou sob
refrigeração entre 2 °C e 8 °C.
A Novo Nordisk ressalta que dada a complexidade envolvida na cadeia de distribuição de medicamentos a nível nacional é esperado que o estoque do produto no mercado se restabeleça de forma gradual e não de imediato, uma vez que a disponibilização do medicamento compreende etapas que não podem ser aceleradas.
Pacientes podem ocasionalmente não encontrar Tresiba em algum ponto de venda por conta deste processo de mudança, mas a distribuição está normalizada e seguirá em março já na nova embalagem, com cinco unidades. Caso tenha dificuldades de encontrar o produto o SAC da Novo Nordisk poderá indicar distribuidores que possuem estoque.
Janeiro, 2024
Como fornecedora responsável e sempre
preocupada com a saúde e segurança de seus pacientes, a Novo Nordisk
comunica que o fornecimento de GlucaGen® HypoKit está com a
disponibilização normalizada no mercado brasileiro desde janeiro de 2024.
A Novo Nordisk ressalta que dada a complexidade envolvida na cadeia de distribuição de medicamentos a nível nacional é esperado que o estoque do produto no mercado se restabeleça de forma gradual e não de imediato, uma vez que a disponibilização do medicamento compreende etapas que não podem ser aceleradas.
Mais informações podem ser obtidas com o SAC da Novo Nordisk pelo telefone 0800 014 44 88 ou pelo e-mail sac.br@novonordisk.com.