Março, 2024 - Não é de hoje que ciência e tecnologia andam juntas, transformando a saúde e a vida das pessoas. E não estamos falando apenas de soluções recentes como a telemedicina, cirurgias robóticas, inteligência artificial e mapeamento genético. Na verdade, essa relação simbiótica que une especialidades tão diversas, começou há centenas de anos.
Aqui mesmo no Brasil, em 1900, o médico e sanitarista Oswaldo Cruz desenvolveu soros e vacinas que erradicaram doenças graves da nossa vida, como a Peste Bubônica e a Febre Amarela. Também foi por meio dessa aliança que o físico alemão Wilhelm Conrad Rontgen realizou a primeira Radiografia, em 1895.
Há mais de 100 anos, a Novo Nordisk acompanha as evoluções científicas de perto, não só como observadores, mas como parte ativa para impulsionar mudanças, investindo em pesquisas, realizando estudos, buscando inovações e desenvolvendo soluções para mudar a vida de pessoas que vivem com doenças crônicas. Nesse cenário, entendendo profundamente a importância de revolucionar constantemente a área da saúde, criamos o Digital Innovation Hub: um ecossistema de inovação conectado em escala global.
Explicando de maneira simples: Digital Innovation Hub é um projeto criado pela Novo Nordisk para avaliar as últimas tendências em saúde e tecnologia, com objetivo de encontrar soluções que façam a diferença na jornada de pacientes e seus tratamentos, nos momentos mais complexos e difíceis de lidar.
Ao todo, são 8 hubs ao redor do mundo, focados em buscar tendências globais para antecipar o futuro e gerar avanços, não só para as doenças que tratamos, mas também para melhorar o autocuidado dos pacientes, assim como resolver desafios de resíduos ambientais relacionados aos nossos produtos.
Como somos capazes de fazer tudo isso? Por meio de parcerias e cocriação, compartilhando conhecimento, testando hipóteses, validando teorias que buscam, de fato, solucionar questões relevantes na vida de quem mais precisa. Esse modelo de colaboração, assim como a busca pela melhoria continua, atrai startups e diversos players no mercado de tecnologia para implementar novas ideias junto à Novo Nordisk.
Conforme explica Carla Frontini, líder do Digital Innovation HUB LATAM, sediado no escritório de São Paulo: “Nós buscamos compreender as dores internas e do mercado, para a partir delas, construir soluções digitais inovadoras e significativas, através de parcerias que trazem benefícios muito além do financeiro.”
Esse modelo aberto de engajamento também atrai grandes empresas, acadêmicos, pares industriais, governos e organizações sem fins lucrativos, além de estudantes que participam de workshops, cursos e outras iniciativas.
Nesses hubs, repletos de recursos para criar, experimentar, testar, aprender e reaprender, todos são livres para trocar ideias e desbloquear o máximo da criatividade humana, principalmente para responder a demandas na vida das pessoas e no setor de saúde.